semaforos-inteligentes-comecam-a-operar-no-recife-nesta-sexta-(5)

Semáforos inteligentes começam a operar no Recife nesta sexta (5)

Avenidas Antônio de Góes e Abdias de Carvalho serão os primeiros corredores viários a receber a nova tecnologia, que prevê a programação dos sinais em tempo real, a partir da análise do fluxo de veículos 

Para garantir mais mobilidade e segurança viária ao trânsito do Recife, a Prefeitura, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia a implantação de semáforos inteligentes nesta sexta-feira (5). O investimento inicial de R$ 1,07 milhão possibilitará uma melhoria no fluxo de tráfego, por meio da programação de forma automática dos ciclos semafóricos a partir da análise do tráfego em tempo real. As primeiras avenidas a receber a tecnologia serão a Antônio de Góes, em todo o corredor, e a Abdias de Carvalho, no trecho entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport). Os primeiros dispositivos serão implantados no cruzamento da Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. As vias terão todos os equipamentos concluídos até o final de agosto. Estima-se que, diariamente, 140 mil veículos circulam por esses locais, além das linhas de ônibus que transitam nessas vias. 

“Haverá mais segurança e eficiência do trânsito com esses novos semáforos. Planejamos que haja redução de congestionamentos na via, agilidade nos reparos em caso de falha nos equipamentos, ajuste automáticos dos tempos de verde e vermelho de acordo com a condição do trânsito, mais segurança para pedestres nas travessias e, ainda, a Central de Operações de Trânsito vai ter um monitoramento em tempo real dessas atividades”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.  

Os novos semáforos vão possibilitar mais eficiência da malha viária, reduzindo o número de infrações e sinistros de trânsito, ao controlar melhor os fluxos entre veículos e pessoas nas interseções. Também promoverão uma redução dos congestionamentos e tempos de espera devido à adaptação contínua ao comportamento do tráfego nas vias. Isso vai ajudar, especialmente, em casos de grandes ocorrências que causem interdições temporárias de trânsito, como obras e manifestações. 

Os dispositivos também vão garantir um trânsito mais sustentável por meio da redução de emissões de carbono. Existe, ainda, uma potencial redução na emissão de poluentes com o tráfego mais fluido, uma vez que reduz as paradas e acelerações dos veículos. 

Espera-se que, com os semáforos adaptativos, os ciclos estejam mais próximos à necessidade do fluxo do momento, o que vai garantir mais oportunidade de travessias para pedestres. Além disso, é importante que os condutores respeitem a velocidade da via para melhor potencialidade do sistema é maior segurança viária 

A TECNOLOGIA – A tecnologia de semáforos inteligentes tem o objetivo de adaptar o tempo dos semáforos verde e vermelho de acordo com as necessidades das vias para tornar o trânsito mais eficiente. Ela é feita por meio de câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que será capaz de atualizar a programação dos semáforos em tempo real, a depender do fluxo de veículos. Isso vai aumentar a capacidade e, consequentemente, melhorar a fluidez nas vias de acordo com a demanda verificada pelos sensores. 

HISTÓRICO – O primeiro passo para implantação dos semáforos inteligentes foi o investimento de R$ 30 milhões em 2023, para aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, que garantiram maior estabilidade à rede semafórica. Desde lá, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, o que garante menos defeitos e maior agilidade de conserto, caso necessário. Além disso, os nobreaks permitem o funcionamento dos grupos semafóricos por até três horas em caso de falta de energia.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …