Com o objetivo de discutir a garantia do direito dos jovens à saúde, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife realizou reunião com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última sexta-feira (12). A reunião, que aconteceu em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, faz parte do cronograma de ações da Sejuv para o Mês da Juventude, em alusão ao Dia Internacional da Juventude. Participaram da discussão a secretária da pasta Ana Rita Suassuna, o secretário-executivo da Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, o coordenador geral da Fiocruz, André Sobrinho, a secretária-executiva de Atenção Básica, Juliana Martins, e a gerente das Políticas de Ciclos de Vida e Populações Prioritárias, Márcia Ribeiro.
A conversa entre os representantes das instituições teve o objetivo de marcar o início da construção de uma linha de cuidado de saúde para juventude na Atenção Básica de Saúde, a partir de um termo de cooperação técnica firmado com a Fiocruz. A proposta é dar início a uma pesquisa de campo com profissionais da área de saúde para compreender as práticas específicas voltadas à “condição juvenil”, diferenciando-a da categoria “adolescência”, bem como buscando entender a melhor maneira de fortalecê-las.
“Os jovens têm demandas de saúde que não se enquadram na política da criança e adolescente, nem na de adulto. O diálogo de hoje foi o pontapé inicial para Recife protagonizar esse projeto piloto que é essa pesquisa, que poderá transformar não só como os profissionais irão atender a juventude, mas como os próprios jovens poderão acessar o serviço de saúde”, reforçou o secretário-executivo da Sejuv, Marcone Ribeiro.
A parceria entre a Fiocruz e a Secretaria-Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) existe desde 2018, quando, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde, deu início a diálogos e ações conjuntas com jovens, gestores públicos e pesquisadores. A colaboração tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento da Política Pública da Juventude no âmbito da saúde, de acordo com o que está previsto no Estatuto da Juventude, no Plano Municipal da Juventude e nas pesquisas acadêmicas.
Você precisa fazer login para comentar.