seda-participa-do-dia-d-do-ciclo-de-inovacao-aberta

SEDA participa do Dia D do Ciclo de Inovação Aberta

Evento está dentro do E.I.T.A! Recife, programa que busca soluções criativas e inovadoras para a cidade

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) do Recife marcou presença no Dia D do Ciclo de Inovação Aberta, projeto que integra o E.I.T.A! Recife. Durante a live que foi transmitida nesta quarta-feira (5), representantes da pasta conversaram sobre o DESAFIO 2, ligado à área de proteção animal, com o tema “Como reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando e registrando cada um deles de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais?”.

O E.I.T.A! Recife busca soluções criativas e inovadoras para os mais diversos segmentos e, nesta quarta-feira (5), foi a vez da SEDA compartilhar os desafios da administração pública na busca de políticas públicas voltadas para os animais com a participação de duas especialistas: Amanda Santos, médica veterinária da SEDA, e Maria Alice, diretora do Hospital Veterinário do Recife.

“Este é um desafio muito intenso e especialmente porque sabemos que não é um problema exclusivo da nossa cidade. A causa animal é um tema sensível em todo o mundo. Observamos que temos duas alternativas, uma delas é a castração e a outra é o cadastro dos animais em situação de rua”, destacou Amanda.

A especialista pontuou a dificuldade em dimensionar o problema. “Sabemos de um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, que aponta cerca de 30 milhões de animais em situação de rua no Brasil. Mas a gente não consegue ainda identificar os animais da nossa cidade. E um dos problemas também é que a gente pode receber uma denúncia falando de um animal em um lugar e quando a equipe chega esse animal não está mais lá”. 

Amanda alerta ainda para o desafio que é transformar a sociedade na perspectiva de como as pessoas enxergam esses animais. “Ao mesmo tempo que, dentro de casa as pessoas consideram seus animais como um ente da família, a gente vê que a sociedade ignora os animais em situação de rua, como se ele fizesse parte daquele cenário, ignorando a sua existência ou até sendo vítima de maus tratos ou preconceito – por conta da possibilidade de transmissão de zoonoses”. A live está disponível no canal do Youtube da TV Conecta, no link: https://www.youtube.com/watch?v=2hnCR4h6NFQ

A SEDA conta com a Central telefônica que atua nas frentes de marcação de castração gratuita e também denúncia de maus-tratos. O telefone é 4042-3034 e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já o Hospital Veterinário do Recife, que fica na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, s/n, no Cordeiro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …