seda-discute-com-protetores-e-entidades-estrategias-para-ampliar-politicas-de-bem-estar-animal-no-recife

SEDA discute com protetores e entidades estratégias para ampliar políticas de bem-estar animal no Recife

Novo secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Geraldo Durães, foi apresentado aos ativistas e às organizações, anunciando uma série de ações para reforçar a proteção dos bichinhos. Entre elas, a blitz educativa, que deverá entrar em ação já neste mês de abril. (Foto: Divulgação)

Buscando estreitar ainda mais a relação com a sociedade civil, em especial os segmentos que se preocupam com o bem-estar dos animais, a Prefeitura do Recife, por meio das Secretaria de Governo e Participação Social (SEGOV) e Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), reforçou o compromisso de ampliar ações e políticas públicas voltadas para a favor dos bichinhos na cidade. Em reunião com defensores da causa animal do município, foi apresentado uma as iniciativas planejadas para o ano de 2022, a exemplo da qualificação da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) para atuar na prevenção de maus-tratos, o início de blitzes educativas com agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com os bichinhos, além de apresentar o novo secretário-executivo da SEDA, o advogado Geraldo Durães, às entidades, protetores e representantes de ONGs.

“Foi o  nosso primeiro diálogo com os diversos segmentos de protetores animais e  foi uma excelente reunião, onde pudemos apresentar nosso planejamento estratégico para executar políticas de bem-estar animal no Recife. Nas próximas semanas, vamos dar início à formação de guardas municipais para atuar na identificação e prevenção de casos de maus-tratos e, em paralelo, começar as blitzes educativas em parceria com os agentes da CTTU”, destaca o secretário-executivo Geraldo Durães. Além do representante da SEDA, também estiveram presentes o secretário da SEGOV, Carlos Muniz, e representantes da Associação de Amparo, Defesa e Voz dos Animais (Ampavoz), 269 Libertação Animal Brasil, Federação das Associações Organizadas da Sociedade Protetora dos Animais em Pernambuco (FAOS-PE), Rede de Sustentabilidade e Solidariedade Animal (Ressoa) e Fórum de Bem Estar e Defesa Animal de Pernambuco (FEBEMA).

Durante a reunião, os gestores municipais informaram aos protetores o planejamento do programa de retirada gradual de veículos de tração animal. A iniciativa, que vai envolver esforços de diversas secretarias e órgãos municipais, visa retirar das ruas as carroças e os cavalos, oferecendo auxílio aos carroceiros, formação e qualificação profissional, bem como apoio na inclusão de programas sociais, a exemplo do Auxílio Brasil, entre outras ações. 

O novo secretário-executivo da SEDA renovou o compromisso em fortalecer o atendimento no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), situado no bairro do Cordeiro. “O nosso compromisso é que o Hospital Veterinário se torne cada vez mais um equipamento de excelência no atendimento médico veterinário, oferecendo serviços totalmente gratuitos à nossa população”, acrescenta Geraldo.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …