secretario-de-cultura-do-jaboatao,-pedro-henrique-carvalho,-concede-entrevista-ao-blog-e-confirma:-“jaboatao-centro-tera-carnaval”

Secretário de Cultura do Jaboatão, Pedro Henrique Carvalho, concede entrevista ao Blog e confirma: “Jaboatão Centro terá Carnaval”

O secretário-executivo de Turismo e Cultura do Jaboatão, Pedro Henrique Carvalho, conversou com o Blog do Andros logo após deixar o palco de onde acompanhou a missa em homenagem ao padroeiro Santo Amaro, em Jaboatão Centro, na abertura da festa, que aconteceu na sexta-feira (06).

O prefeito Mano Medeiros em recente entrevista a este Blog comentou que o centro da cidade teria Carnaval este ano e não poderíamos perder a oportunidade de falar sobre o assunto com o responsável pela pasta à frente do evento.

“Estamos terminando o planejamento que vamos passar para o prefeito. O prefeito já deu o direcionamento do que ele quer, Jaboatão Centro está contemplado”, confirmou o secretário.

Pedro adiantou também que deve ter em breve uma conversa com a governadora Raquel Lyra, visando uma parceria para entregar aos jaboatonenses um grande festejo. Perguntado se a indicação do cantor e compositor Silvério Pessoa para a Secretaria de Cultura de Pernambuco ajudaria nesta ligação que a prefeitura pretende fazer junto ao governo estadual ele disse “sim.”

“Silvério é um cara do segmento, não é apenas o artista. Ele é produtor, empresário, sabe o que faz e entende da área, então eu acho que vai ajudar bastante. E digo mais, não só ele. Toda a equipe dele. O Léo Salazar, um cara que entende muito da cadeia produtiva, ajuda no diálogo e tem um pouco da nossa visão.”

Leia abaixo a entrevista na íntegra.

Andros Silva e Pedro Henrique. Foto: Blog do Andros

Andros Silva: Já estou sabendo que Jaboatão Centro terá Carnaval este ano. O que o secretário de Cultura da nossa cidade pode adiantar para os nossos leitores sobre a tão aguardada festa?

Pedro Henrique: Estamos terminando o planejamento que vamos passar para o prefeito. O prefeito já deu o direcionamento do que ele quer, Jaboatão Centro está contemplado. Jaboatão está há um certo tempo sem ter Carnaval, a vontade do prefeito é voltar com o Carnaval, mas um Carnaval organizado, grandioso, com a mesma pegada que a gente fez no Réveillon, uma festa segura, que a família possa ir e se divertir. Para isso vamos precisar de muito suporte do governo do estado. A gente deve ter uma conversa nos próximos dias com este governo para assim somar forças e retornar com um grande Carnaval, este é o nosso maior objetivo.

A festa não vai acontecer apenas aqui em Jaboatão Centro, certo? Onde ficarão montados os polos do evento?

Pela vontade do prefeito Mano Medeiros, será em todos, todos os cantos de Jaboatão (risos). Mas como já disse, estamos terminando esse planejamento, de investimentos, de expressões culturais de cada local, então a gente vai ter festa em todo município, algumas regionais com polos, outras com polinhos, outras com troças. A vontade do prefeito é que a cidade toda tenha Carnaval e movimentações.

Ainda é cedo, estamos nos planejamentos, como o secretário já adiantou. Mas pela vontade do prefeito e do próprio secretário, quais os grandes nomes que estarão em nossa festa?

Estamos trabalhando muito a pernambucanidade, então neste primeiro ano, vamos trabalhar muito com os artistas de Pernambuco e também claro os nossos artistas de Jaboatão, grupos de maracatu, coco, frevo. A ideia é valorizar a nossa cultura, os nossos artistas, de Pernambuco e de Jaboatão. Agora entre eles, a gente também pode pedir ao governo do estado nomes de relevância nacional, mas a prioridade são os nossos.

“A vontade do prefeito é voltar com o Carnaval, mas um Carnaval organizado, grandioso, com a mesma pegada que a gente fez no Réveillon, uma festa segura, que a família possa ir e se divertir”

Como o secretário de Cultura do Jaboatão enxerga a indicação do cantor e compositor Silvério Pessoa para a Secretaria de Cultura de Pernambuco? Ajuda nesta ligação que a prefeitura pretende fazer junto ao governo da Raquel Lyra?

Ajuda… Silvério é um cara do segmento, não é apenas o artista. Ele é produtor, empresário, sabe o que faz e entende da área, então eu acho que vai ajudar bastante. E digo mais, não só ele. Toda a equipe dele. O Léo Salazar, um cara que entende muito da cadeia produtiva, ajuda no diálogo e tem um pouco da visão que a gente vem trabalhando, já que infelizmente a pandemia deu uma quebrada, mas que era a retomada dos eventos para que eles pudessem se tornar um grande produto e vender a nossa cultura, como foi o caso agora do nosso Réveillon, como pretendemos fazer com a Festa da Pitomba, deixando-a ainda mais forte este ano, uma festa que já está estruturada para ser palco para os nossos artistas e o Carnaval sem dúvida entra nesta perspectiva. É um trabalho lento que teremos que retomar, fazendo esse pertencimento em cada regional. Vamos precisar muito do estado apoiando tudo isso, como disse, para que a gente tenha projetos de sucesso. Daqui a dois, três anos, o Carnaval do Jaboatão ficará bem mais formatado. Com isso, independente de gestão, a comunidade, o segmento cultural, vai abraçando e a festa vai ampliando naturalmente ano a ano.

Entrando no calendário, se tornando uma Olinda, Recife, Bezerros e seus Papanguns…



Temos um desafio grande. Bezerros está mais distante da gente, então a competição não é tão desleal (risos). Agora as regionais 5, 6 e 7 sofrem mais com a concorrência de Recife e Olinda. Mas Jaboatão Centro tem suas especialidades, Cavaleiro tem a sua força também e por isso estamos trabalhando cada regional para que a comunidade compre mesmo a ideia e a festa vá se fortalecendo e consiga entrar neste calendário. Sabemos que de início, a gente não vai conseguir, mas começamos com os trabalhos. Eu até estava conversando com a equipe. Não adianta a gente querer sair do 10 para 100 e morrer num acidente causado por excesso de velocidade (risos). Vamos construindo isso para quando chegar o momento certo, entrar nessa briga. Por enquanto queremos levar o sentimento de pertencimento aos jaboatonenses. Para eles curtirem, ir para a festa, convidar seus amigos das cidades vizinhas e tomar conta mesmo da festa que é deles, da nossa festa, e depois vendemos ela como um grande produto.

Muito obrigado secretário.



Eu que agradeço!

07/01/2023 às 14:26 – Por Andros Silva

About Redação

Veja também

video:-gilliard-e-biafra-encantam-na-segunda-noite-do-festival-da-seresta-em-jaboatao-com-classicos-da-musica-romantica

Vídeo: Gilliard e Biafra encantam na segunda noite do Festival da Seresta em Jaboatão com clássicos da música romântica

Fotos: Andros Silva No coração de Jaboatão Centro, a segunda noite do Festival da Seresta …