Conforme a SES, o menino foi admitido no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, com quadro de febre, rash cutâneo e dor abdominal com hepatomegalia.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (9), de um caso suspeito de hepatite aguda grave de origem desconhecida em uma criança de 1 ano, de Toritama, no Agreste de Pernambuco.
Conforme a SES, o menino foi admitido no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no dia 27 de abril. O paciente, que apresentou quadro de febre, rash cutâneo e dor abdominal com hepatomegalia, foi acompanhado pela equipe, apresentou melhora clínica e recebeu alta hospitalar no dia 6 de maio.
A SES-PE se reunirá nesta terça-feira (10) com o Ministério da Saúde (MS) para discussão do caso, definição de fluxos e confirmação, ou afastamento, da ocorrência. A investigação do caso ainda segue com exames complementares para investigação laboratorial das hepatites virais, de outros agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e a outras doenças.
Diante do misterioso surto de hepatite em crianças na Europa e nos Estados Unidos, o governo de Pernambuco emitiu um alerta para a observação de ocorrências suspeitas. Caso seja necessário, as unidades de saúde devem fazer notificação imediata. No dia 27 de abril, o estado informou que, apesar dessa medida, não foram registrados casos locais da doença.
No dia 24 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, pelo menos, 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida. A maioria dos registros envolve bebês, crianças e adolescentes entre um mês e 16 anos. Do total, 17 (o equivalente a cerca de 10%) necessitaram de transplante de fígado e uma morte foi registrada.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o governo do estado “está atento e monitorando a ocorrência do agravo ao redor do mundo”.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Os principais vírus que causam hepatite são A, B, C, D e E. Há ainda as hepatites autoimunes, que são doenças crônicas em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.
Hepatite de etiologia desconhecida em crianças
A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum, segundo a Dive. Tanto que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Resultados preliminares dos casos de hepatite de etiologia desconhecida investigados até o momento apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.
É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas característicos de hepatite aguda nas crianças, como vômitos, diarreias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser avaliadas e tratadas de forma adequada.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Você precisa fazer login para comentar.