Após o final de semana de fortes chuvas em Pernambuco, que vitimou 93 pessoas e deixou 6.170 desabrigados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se reuniu nesta segunda-feira (30) com gestores dos municípios afetados. A reunião foi realizada de forma virtual, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Durante a reunião, o secretário André Longo destacou que a SES-PE montou uma sala de situação, onde desde o final da semana, realiza monitoramentos da situação dos municípios, para coordenar ações, junto a técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Durante o encontro, a SES-PE também solicitou aos gestores municipais o preenchimento de um formulário, visando elencar as necessidades de primeira ordem para a assistência em saúde da população dessas localidades, inclusive, com o diagnóstico da rede de saúde local.
“A partir do recebimento deste retrato da situação e de acordo com análise das condições de saúde e de risco, poderemos agir de forma localizada e efetiva. Montamos uma sala de situação para saúde justamente para, de forma multidisciplinar, planejar e executar ações de forma célere e diretamente ligada à necessidade posta pelo município”, explica o secretário André Longo.
Visitas técnicas
Equipes da SES-PE, técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres e imunização, também visitaram, durante este final de semana, quatro municípios pernambucanos localizados na Zona da Mata Norte, que foram afetados pelas chuvas – Vicência, Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunháem – com o objetivo de apoiar as cidades e realizar levantamento situacional em abrigos e equipamentos de saúde.
Em parceria com a II Gerência Regional de Saúde, responsável por apoiar e supervisionar todos os 20 municípios da região, foram visitados sete abrigos que juntos atendem a 548 pessoas desalojadas e 111 desabrigadas – pessoas que desocuparam seus domicílios e que temporariamente estão na casa de parentes e/ou amigos.
“A presença de técnicos da SES-PE e outros agentes como Defesa Civil, Bombeiros, in loco, nessas cidades fornecem apoio técnico para que as cidades atingidas possam colocar em prática o seu gerenciamento de risco diante de um desastre de origem natural, um processo que envolve ações para prevenção de doenças e agravos e a resposta diante do cenário de cada localidade”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.
UPA Engenho Velho
No início da manhã desta segunda-feira, antes da reunião com os prefeitos, André Longo, acompanhado de técnicos da SES-PE, visitou a UPA 24h de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes. Com as fortes chuvas do último sábado (28), vários setores da unidade de saúde ficaram alagados, necessitando realizar a transferência de pacientes para outros serviços. No momento, a Fundação Manoel da Silva Almeida, que administra a unidade, está realizando o levantamento dos danos causados e por conta disso, a UPA permanece fechada pelos próximos dias.
Veja também
Gás Russo Chuvas em PernambucoRússia cortará fornecimento de gás à Dinamarca em 1º de junho
Oceano mais quente intensificou fenômeno que provocou chuvas intensas em Pernambuco
Você precisa fazer login para comentar.