secretaria-de-saude-se-reune-com-gestores-de-municipios-atingidos-pelas-chuvas

Secretaria de Saúde se reúne com gestores de municípios atingidos pelas chuvas

Após o final de semana de fortes chuvas em Pernambuco, que vitimou 93 pessoas e deixou 6.170 desabrigados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se reuniu nesta segunda-feira (30) com gestores dos municípios afetados. A reunião foi realizada de forma virtual, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Durante a reunião, o secretário André Longo destacou que a SES-PE montou uma sala de situação, onde desde o final da semana, realiza monitoramentos da situação dos municípios, para coordenar ações, junto a técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

Durante o encontro, a SES-PE também solicitou aos gestores municipais o preenchimento de um formulário, visando elencar as necessidades de primeira ordem para a assistência em saúde da população dessas localidades, inclusive, com o diagnóstico da rede de saúde local. 

“A partir do recebimento deste retrato da situação e de acordo com análise das condições de saúde e de risco, poderemos agir de forma localizada e efetiva. Montamos uma sala de situação para saúde justamente para, de forma multidisciplinar, planejar e executar ações de forma célere e diretamente ligada à necessidade posta pelo município”, explica o secretário André Longo.

Visitas técnicas

Equipes da SES-PE, técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres e imunização, também visitaram, durante este final de semana, quatro municípios pernambucanos localizados na Zona da Mata Norte, que foram afetados pelas chuvas – Vicência, Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunháem – com o objetivo de apoiar as cidades e realizar levantamento situacional em abrigos e equipamentos de saúde. 

Em parceria com a II Gerência Regional de Saúde, responsável por apoiar e supervisionar todos os 20 municípios da região, foram visitados sete abrigos que juntos atendem a 548 pessoas desalojadas e 111 desabrigadas – pessoas que desocuparam seus domicílios e que temporariamente estão na casa de parentes e/ou amigos. 


 


“A presença de técnicos da SES-PE e outros agentes como Defesa Civil, Bombeiros, in loco, nessas cidades fornecem apoio técnico para que as cidades atingidas possam colocar em prática o seu gerenciamento de risco diante de um desastre de origem natural, um processo que envolve ações para prevenção de doenças e agravos e a resposta diante do cenário de cada localidade”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.


 


UPA Engenho Velho

No início da manhã desta segunda-feira, antes da reunião com os prefeitos, André Longo, acompanhado de técnicos da SES-PE, visitou a UPA 24h de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes. Com as fortes chuvas do último sábado (28), vários setores da unidade de saúde ficaram alagados, necessitando realizar a transferência de pacientes para outros serviços. No momento, a Fundação Manoel da Silva Almeida, que administra a unidade, está realizando o levantamento dos danos causados e por conta disso, a UPA permanece fechada pelos próximos dias.

Veja também

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Após um longo período sem qualquer menção ao …