secretaria-de-saude-do-recife-tem-trabalho-premiado-em-mostra-do-ministerio-da-saude

Secretaria de Saúde do Recife tem trabalho premiado em mostra do Ministério da Saúde

A produção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife foi a primeira colocada no eixo temático de “Emergências em Saúde Pública”. 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS aconteceu em Brasília, de 6 a 8 de dezembro

A 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, promovida pelo Ministério da Saúde, teve mais de 200 trabalhos inscritos e apenas sete receberam premiação. Entre eles, está o que foi produzido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife), ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) do município. A apresentação da experiência exitosa foi feita na última quinta-feira (8), durante o 10º Encontro Nacional da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (10º Renastão), que ocorreu em Brasília, de 6 a 8 de dezembro.

Intitulada “O diálogo interinstitucional em ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no enfrentamento do Sars-cov-2 na abrangência do Cerest Regional Recife”, a produção foi a primeira colocada no eixo temático de “Emergências em Saúde Pública” – que reúne experiências voltadas para as boas práticas em saúde do trabalhador para resposta, alerta, investigação e monitoramento de emergências em saúde pública. O trabalho recifense fala especificamente de uma articulação realizada com o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 6ª Região para atuar nas denúncias de empresas que não vêm cumprindo os protocolos de covid-19 vigentes no estado. 

Para que a Vigilância em Saúde do Trabalhador possa acontecer nos territórios é necessário que haja ações intersetoriais e interinstitucionais que viabilizem a atuação do Cerest. “A partir das denúncias repassadas pelo MPT 6ª Região, visitamos os locais e averiguamos a situação das empresas. A depender do que for encontrado, solicitamos o envio de documentações, deixamos um termo de recomendação e enviamos ao MPT um relatório daquela visita. Em cima disso, o órgão toma as devidas providências e, caso a empresa não se adeque às orientações, ela responde pelos danos causados aos trabalhadores”, explica a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife, Cybelle dos Santos, que realizou a apresentação do trabalho.

A 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais e regionais que tenham como foco principal o tema da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). O evento também surge como uma oportunidade para estimular e compartilhar o conhecimento das práticas desenvolvidas em todo o País. Além do eixo temático de “Emergências em Saúde Pública”, também estavam as categorias: “Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador”; “Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho”; “Participação comunitária e Controle Social em Saúde”; “Educação, Comunicação e Informação em Saúde”; “Vigilância Popular em Saúde do Trabalhador”; “Apoio Matricial em Vigilância em Saúde do Trabalhador”. 

ATUAÇÃO – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras por meio da prevenção e vigilância. O Centro, que tem atuação metropolitana, capacita e orienta profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …