secretaria-de-saude-do-recife-promove-oficinas-para-estimular-a-prevencao-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-entre-idosos

Secretaria de Saúde do Recife promove oficinas para estimular a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis entre idosos

No Recife, nos últimos dez anos, houve um aumento de 76,9% na proporção dos casos de HIV/AIDS na faixa etária dos 50 aos 64 anos (Foto: Divulgação/SESAU Recife)

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife está promovendo uma série de oficinas para estimular a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), especialmente a HIV/AIDS, entre idosos. Com o tema “Tons do envelhecer”, serão realizadas, até o dia 19 de julho, rodas de conversas voltadas para pessoas com 60 anos ou mais de algumas comunidades da cidade e também aquelas que frequentam grupos de idosos das Unidades de Saúde da Família. Na capital pernambucana, entre os anos de 2011 e 2020, houve um aumento de mais de 70% na proporção dos casos de HIV/AIDS entre pessoas de 50 a 64 anos.

O objetivo destas atividades é desmistificar os tabus, estigmas e preconceitos relacionados às ISTs na terceira idade, além de incentivar o uso de preservativos e a realização de testagem rápida no público idoso. As ações são uma parceria com a Política de ISTs, HIV, AIDS e Hepatites Virais; Política de Saúde da População Idosa e a ONG Instituto Boa Vista.

A programação teve início nesta quinta-feira (7), na USF UR-10, no bairro da Cohab. Durante as atividades, que percorrerão os oito Distritos Sanitários da cidade, estão sendo abordados temas como desejo sexual na terceira idade, danos emocionais causados pelas ISTs e formas de prevenção destas infecções. Ainda são distribuídos preservativos, lubrificantes, além de serem realizados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C.

Como forma de preparação para o envelhecimento sexualmente saudável, as pessoas acima dos 50 anos também serão contempladas com as atividades. No Recife, nos últimos dez anos, houve um aumento de 76,9% na proporção dos casos de HIV/AIDS na faixa etária dos 50 aos 64 anos. Em 2011, foram registrados 477 casos desta infecção na cidade, sendo que 57 foram desse grupo. Já em 2020, foram 265 casos, dos quais 56 foram em pessoas acima dos 50. 

“Isso demonstra que, apesar de os números de casos gerais terem diminuído, as pessoas nessa faixa etária mantiveram a média de infecção. Por isso, é importante trabalhar as questões referentes à sexualidade entre homens e mulheres em idade mais avançada, para que eles possam se prevenir, diagnosticar e tratar as ISTs sem precisar lidar com tabus, estigmas e preconceitos que assombram a sexualidade na terceira idade”, reforça o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.

PREVENÇÃO – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para IST. Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no SAE Gouveia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 987 usuários cadastrados e em tratamento.  

Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. 

A Sesau oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em cerca de meia hora.

Confira abaixo a programação:

  • 12 de julho, às 14h – USF Chico Mendes – Travessa do Campo, 12, Caçote;

  • 13 de julho, às 14h – USF Santo Amaro II – Rua Buarque Macedo Santo Amaro, 65, Santo Amaro;

  • 15 de julho, às 9h – CS Francisco Pignatari – Estrada do Arraial, 4155, Casa Amarela;

  • 18 de julho, às 14h – USF Clube do Delegado – Rua João Cavalcanti Petribu, Dois Unidos;

  • 19 de julho, às 14h – Salão Paroquial da Igreja Maria Mãe de Deus – Rua Ida (em frente à Praça do Burity), Macaxeira.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …