secretaria-de-saude-do-recife-promove-acoes-para-marcar-o-dia-mundial-do-diabetes

Secretaria de Saúde do Recife promove ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes

Programação segue até o dia 30 de novembro e tem como objetivo de alertar a população sobre os cuidados com a doença. (Foto: Luciano Ferreira/ Arquivo PCR)


A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove, até o dia 30 de novembro, ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, que teve como marco 14 de novembro. Até o fim deste mês serão oferecidas diversas atividades e serviços gratuitos como avaliação nutricional, testes de glicemia, educação em saúde bucal e orientações sobre a prática de atividade física. A programação completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/programacaodiadodiabetes.

Este ano, a 25ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação tem como tema “Educação para proteger o bem de todos”, com foco na educação sobre a doença. A mobilização é promovida pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) e pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), com apoio da International Diabetes Federation. No Recife, a Sesau realizará as ações desta semana por meio de integrantes das políticas municipais de Alimentação e Nutrição, Saúde Bucal, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e do Programa Academia da Cidade.

Na capital pernambucana, 82.078 pessoas têm diagnóstico de diabetes e realizam acompanhamento na Rede Municipal de Saúde. Esta doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a quantidade de glicose no corpo. Quando isso acontece, os níveis de açúcar no sangue ficam alterados e, quando não tratado da forma correta, pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, e até mesmo à morte. A doença se manifesta nos tipos 1 e 2, além daquela desenvolvida na gravidez ou ainda a pré-diabetes. O seu controle é feito através de medicamentos e/ou injeções de insulina – que devem ser definidos após exames e indicação médica.

O diabetes pode surgir por questões de hereditariedade ou mesmo disfunções do organismo, sendo a causa principal ainda desconhecida. Por isso, a melhor forma de prevenção desta condição é através da adoção de hábitos de vida saudáveis com a prática regular de atividades físicas, optar por uma alimentação equilibrada, além de evitar o consumo de álcool, cigarros e outras drogas.

Segundo a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Recife, Danielle Bentinho, deixar a população informada sobre as questões do diabetes é uma forma de prevenção. “Essas atividades que serão realizadas ao longo do mês servem para alertar os usuários dos nossos serviços sobre os riscos do diabetes, sinais e sintomas da doença, além dos cuidados para evitá-la. Por isso, faremos essas ações para mostrar a possibilidade de detecção de alterações de glicemia e repassando orientações sobre encaminhamentos”, explica. 

PROTOCOLO – Lançado em 2018 pela Secretaria de Saúde do Recife, o Protocolo Municipal de Acompanhamento da Pessoa com Diabetes e/ou Hipertensão traz orientações para abordagem dos usuários com doenças crônicas não transmissíveis; identificação de fatores de risco e consulta para rastreamento dessas doenças; informações sobre diagnóstico e tratamento da diabetes e da hipertensão, além de orientações para assistência de enfermagem, odontológica e do agente comunitário de saúde. 

Elaborado por profissionais médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, com o auxílio da Coordenação de Saúde Bucal e do Programa Academia da Cidade, o protocolo foi idealizado de acordo com linhas essenciais à produção do cuidado na Atenção Básica, evidenciando aspectos multidisciplinares e com modelos de atenção centrados no paciente. O protocolo também traz a Caderneta de Saúde da Pessoa com Hipertensão e Diabetes. 

No Recife, o atendimento inicial ocorre nas unidades básicas de saúde e nas unidades de saúde da família. Já o acompanhamento de referência para casos de difícil controle é feito no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte – que recebe os usuários por meio de encaminhamento.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …