O evento, que acontece até 24 de novembro, em Salvador, contou com a apresentação de experiências da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife. (Divulgação/Sesau)
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife participa, ao longo desta semana, do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Salvador. Durante o sábado (19) e o domingo (20), a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra (PSIPN), Rose Santos, representou a gestão municipal no Encontro de Saúde da População Negra: por equidade e em defesa do SUS – evento que faz parte das atividades pré-congresso.
No encontro, que visa a rearticulação das ações em atenção à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a coordenadora apresentou o trabalho “Experiência de Gestão da PSIPN: a busca por equidade”. Rose Santos também participou da mesa com a temática homônima ao nome do evento.
“A Política de Saúde Integral da População Negra do Recife tem como compromisso a redução das iniquidades de saúde que acometem esta população, refletindo os princípios do SUS quanto a universalidade do acesso, integralidade e igualdade na atenção à saúde. Participar deste congresso e partilhar um pouco das nossas experiências para representantes de diferentes estados está sendo uma oportunidade espetacular de mostrar nossa atuação na Saúde da População Negra”, detalha a coordenadora.
A programação, que vai até esta quinta-feira (24), terá mais uma participação da coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife durante a mesa “Racismo e Saúde: um desafio de gestão”. O evento é realizado pela ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e tem como tema central: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.