secretaria-da-mulher-do-recife-promove-exposicao-para-marcar-o-dia-municipal-de-luta-contra-a-gordofobia

Secretaria da Mulher do Recife promove exposição para marcar o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia

Sancionada em setembro de 2021, lei fez do Recife a primeira capital do país a adotar políticas públicas e promover conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas acima do peso 

Para marcar o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, celebrado em 10 de setembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realiza neste sábado, das 11h às 17h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a exposição fotográfica Bonita de Corpo: Corpos gordes, ocupação e resistência”. O evento vai contar também com feira da Rede de Artesãs do Recife.

A exposição, “Bonita de Corpo: Corpos gordes, ocupação e resistência”, do movimento Bonitas de Corpo, busca fazer uma reflexão sobre como todo preconceito floresce no medo, se alimenta dele, e faz perpetuar um ciclo de temores por razões das mais diferentes. Com fotografias de profissionais como Ivson Santos, Aline Sales e Thamires Lima, a exposição mostra uma realidade que já existe, para além de aceitações – de si ou do outro – e se propõe a educar por inspiração e exemplo, como deve ser toda lição essencial.

Outra atração é a Feira de Artesanato, da Rede de Artesãs do Recife, projeto da Secretaria da Mulher, que acontece na Praça do Arsenal e terá um recorte direcionado a mulheres gordas e com produtos também feitos por empreendedoras gordas. 

Sancionadas em setembro de 2021, a Lei 18.831/2021 instituiu o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e o dia escolhido foi o 10 de setembro, data já conhecida, informalmente, como Dia do Gordo. Instituir a data para o combate a gordofobia cumpre a missão de trazer luz ao debate e ao tipo de discriminação que atinge parte significativa da população.  

A Lei 18.832/2021, por sua vez, assegura às pessoas gordas carteiras escolares adequadas aos seus biotipos corporais nas instituições de ensino básico e superior do Recife, seja de instituições públicas ou privadas, além garantir o ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas. De autoria da vereadora Cida Pedrosa,  a lei fez o Recife a primeira capital do país a adotar políticas públicas fixadas em legislação contra a gordofobia, promovendo a conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas acima do peso.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …