Ao todo, 20 artesãs exibem no espaço temporário no Plaza Shopping produtos como bijuterias, bolsas, cerâmica, quadros, esculturas e objetos de decoração até 30 de junho. Em 2023, 40 profissionais atuaram na feira e faturaram de mais de R$ 44 mil. (Foto: Divulgação)
A Rede de Artesãs, projeto da Secretaria da Mulher do Recife, volta a expor no quiosque colaborativo Arte Delas, no Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte. Ao todo, 20 artesãs exibem produtos como acessórios, esculturas, papelaria e velas artesanais, laços, bolsas, objetos de decoração, entre outros, até o dia 30 de junho. A iniciativa, uma parceria com a área de Responsabilidade Socioambiental do centro de compras, pode ser conferida no Quiosque Socioambiental, situado no piso L3, das 9h às 22h, de segunda a sábado; e, das 11h às 21h, aos domingos e feriados.
“Essa é a sexta edição do projeto e agradecemos ao Plaza pela parceria tão produtiva. Essa ação é de extrema importância, pois contribui com a promoção da autonomia financeira dessas mulheres, que muitas vezes é a única ponte para que elas possam sair de uma situação de violência. Este projeto não apenas celebra as habilidades artísticas das artesãs, mas a oportunidade de cada uma delas em comercializar e divulgar seus produtos, melhorando sua renda, bem como a promoção da sua articulação em rede e sua formação enquanto empreendedora”, destaca a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.
Em sua sexta edição, a loja colaborativa tem como objetivo dar visibilidade, estimular as vendas de artesanato e produtos feitos manualmente pelas mulheres. A ação vai proporcionar às artesãs a experiência de ter uma loja física, atendimento ao cliente, reposição de produtos e fechamento de caixa, por exemplo. A Rede de Mulheres Artesãs consiste no acompanhamento, tanto no que tange à inclusão e participação em feiras de artesanato como à organização produtiva e gestão do negócio. As mulheres da rede participam de feiras com o apoio da Secretaria, que garante acompanhamento às mulheres. Em 2023, 406 profissionais foram atendidas em ações da secretaria, voltadas para a Rede de Artesãs.
“É com grande satisfação que recebemos o projeto Arte Delas mais uma vez aqui no Plaza Shopping. Participar do quiosque é uma experiência de contato direto com os clientes, com aprendizado na comercialização, na divulgação e na organização dos produtos. Sabemos o quanto tudo isso impulsiona a renda dessas mulheres. Uma oportunidade importante para elas, que atuam em rede e ganham esse canal por semanas”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping, Jakeline Soares.
Em 2023, a Secretaria da Mulher, em parceria com o Plaza Shopping, promoveu a participação de 40 mulheres da Rede de Artesãs do Recife em duas edições do Quiosque Arte Delas, sendo uma edição no primeiro semestre, entre os meses de março e abril, e outra no segundo semestre, em outubro e novembro. A colaboração resultou em um faturamento total de mais de R$ 44 mil.
Atualmente com 900 inscritas, a Rede de Artesãs da Secretaria da Mulher visa garantir qualificação profissional e formação em empreendedorismo e gestão de negócios, fomentando a organização produtiva das mulheres, possibilitando a participação das artesãs nas feiras de artesanato do Município e em ações de promoção de eventos do artesanato, com também no benefício de programas de linhas de crédito como o CredPop Recife. Além de promover a participação em feiras e eventos, é feito um trabalho contínuo de acompanhamento, apoio e acolhimento das mulheres, dentro das comunidades e dos grupos de artesãs.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – Desde 2010, o Plaza Shopping realiza ações de Responsabilidade Socioambiental. O empreendimento assume seu compromisso socioambiental e desenvolve atividades e ações a partir dos seguintes eixos de atuação: educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, incentivo a atitudes sustentáveis, com atividades focadas na conscientização do descarte correto do lixo, na reutilização dos resíduos sólidos urbanos e na melhoria da mobilidade; coleta seletiva, adoção de área verde e utilização de energia solar.