Nesta terça-feira (17), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um curso introdutório para novos agentes comunitário de saúde (ACS) nomeados dentro do último concurso público da área. Na atividade, promovida no auditório da Prefeitura, os novos servidores recebem uma capacitação sobre o trabalho que vão desenvolver nos territórios e orientações mais abrangentes sobre o Sistema Único de saúde (SUS).
Dentro da programação, que segue até a sexta-feira (20), nos turnos da manhã e tarde, serão debatidos assuntos como legislação específica ao cargo; competência e atribuições éticas no trabalho; mapeamento e dinâmicas da organização social; entre outros temas. No primeiro dia, a enfermeira Natália Ravene, do USF III, falou um pouco sobre alguns cuidados necessários nas localidades de atuação dos agentes. “O ACS deve identificar áreas de situação de risco na comunidade, encaminhar, orientar e acompanhar esses casos nos seus territórios”, reforçou a profissional.
Houve ainda uma fala da diretora da Atenção Básica, Verônica Lopes, e a coordenadora da Atenção Básica, Cristiane, sobre a importância de acesso ao território, intercâmbio entre as localidades e as unidades de saúde e o compromisso dos servidores com a comunidade.
crédito das fotos: Secom Ipojuca
Fonte: Prefeitura do Ipojuca
Você precisa fazer login para comentar.