saude-de-olinda-da-dicas-para-casos-de-queimaduras

Saúde de Olinda dá dicas para casos de queimaduras

Saúde de Olinda dá dicas para casos de queimaduras

Tratamento vai depender da extensão, da área afetada

Publicado por: Redação Secom, em: 23/06/23 às 17:14

Pedro Morais

A Secretaria de Saúde de Olinda, orienta a população nessa época junina para alguns cuidados que devem ser tomados diante de um possível acidente com fogos, fogueiras e explosões que podem provocar queimaduras. A médica clínica do Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA), Roberta Amorim, alerta sobre algumas dicas.

1- Caso ocorra, inicialmente deve lavar a área queimada com água fria (não gelada) corrente por 15 minutos para interromper o processo de queimadura. Não use gelo, produtos químicos ou qualquer substância (manteiga, pó de café, óleo…).


2- O tratamento vai depender da extensão, da área afetada e do tipo de queimadura, mas alguns cuidados podem ser tomados até chegar em um serviço de urgência e emergência para atendimento médico adequado.


3 – Se a área da queimadura apresentar apenas vermelhidão e dor intensa, sem bolhas, estamos diante de uma queimadura de 1° grau, que geralmente tem melhora em seis dias e não precisa de tratamento mais elaborado. Com os cuidados básicos de lavagem imediata e hidratação locais nos dias subsequentes já é possível resolver a maioria dos casos.


4- Se houver bolha no local, estamos diante de uma queimadura de 2° grau, e neste caso é fundamental que se mantenham as bolhas intactas ( evitem perfurar as bolhas para que não ocorra penetração de bactérias no local), e após a lavagem, cubra a área com gases ou pano limpo umedecidos sem comprimir a região, e remova o paciente rapidamente a um serviço de atendimento médico.


5 – Para casos de queimaduras de 3° grau, por serem mais profundas e atingirem todas as camadas da pele, podem comprometer músculos e ossos. Não causam dor por destruir os nervos da região e apresentam aspecto esbranquiçado e seco. São queimaduras graves e necessitam de atendimento médico imediato, podendo ocorrer internação hospitalar, limpeza e retirada de tecidos necrosados e até enxertos.


6 – Caso ocorra qualquer tipo de queimadura, procure imediatamente um serviço de urgência e emergência para devidos cuidados e avaliação adequada.


Vale salientar que lesões que ocorrem nas mãos, pés, face, olhos, genitália e articulações são sempre graves.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …