saude-de-olinda-atua-na-prevencao,-atendimentos,-testagens-e-inspecoes-durante-o-carnaval

Saúde de Olinda atua na prevenção, atendimentos, testagens e inspeções durante o Carnaval

Foram realizadas 327 inspeções pela Vigilância Sanitária entre o dia da abertura do Carnaval de Olinda entre quinta e sábado sem necessidade de apreensões

Publicado por: Redação Secom, em: 11/02/24 às 10:31

A saúde do folião é objeto de cuidado ininterrupto da Secretaria de Saúde de Olinda. O sábado foi o primeiro dia de funcionamento do estande para testes rápidos de HIV/ Sífilis. Foram 232 atendimentos, sendo 116 para HIV e 116 para Sífilis.

As equipes de educadores sociais iniciaram a distribuição de 1 milhão de preservativos, entre masculinos e femininos, nas principais ruas do Sítio Histórico, além de abordagem educativa, mostrando a importância dos testes rápidos.

Por sua vez, os servidores da Agência de Vigilância Sanitária do Município estão diariamente nos polos comerciais fazendo as verificações se os produtos alimentícios estão dentro dos padrões de acondicionamento, prazo de validade e preparados da forma correta. Já foram realizadas 327 inspeções entre o dia da abertura do Carnaval de Olinda, na quinta-feira (08.02) e sábado (10.02). Dessas análises, os agentes não encontraram produtos fora das normas e, por isso, nenhum objeto precisou ser apreendido.

Já a Policlínica João Barros Barreto, na Praça do Carmo, fez 108 atendimentos entre quinta e sábado relacionados à folia, nenhum de gravidade. O Serviço de Pronto Atendimento em Peixinhos teve apenas um atendimento relacionado ao Carnaval.

Por fim, o Samu não foi acionado para nenhuma ocorrência em polos de Carnaval de Olinda.

⇒ Confira a oferta de serviços de saúde no Carnaval de Olinda 2024:

  1. Geral

➔ Emergência

Descentralização do SAMU: 08 a 13/02

Av. do Farol (próximo aos Correios) 7h às 2h;

Praça do Carmo (em frente a Biblioteca Pública) 7h às 2h;

Guadalupe (ao lado da Escola Maria da Glória Advíncula) 7h às 2h;

CIATUR – Varadouro 19h às 2h Carmo (bairro do Farol) 19h às 2h;

Prefeitura, 7h às 2h.

➔ Serviço de Urgência/Emergência:

Atendimento médico; atendimento de enfermagem; sala de medicação; sala vermelha; sala de sutura; ambulância para encaminhamento de pacientes com alta complexidade para unidade hospitalar.

➔ Policlínica Barros Barreto: 08 a 13/02 funcionando 24h – Atendimento médico e de enfermagem; Oferta da anticoncepção de emergência; Profilaxia Pós-Exposição ao HIV e Sífilis (PEP); Sala de Medicação; Sala Vermelha; Sala de Sutura; ambulâncias do tipo básica e de UTI.

➔ SPA/Peixinhos: funcionando 24h – Atendimento em clínica médica pediátrica, clínica médica adulto e de enfermagem; Sala de Medicação; Sala Vermelha; Sala de Sutura; Vacina e Soro antirrábico.

➔ UPA Municipal Professor Germano Coelho: funcionando 24h

Atendimento em clínica médica pediátrica, clínica médica adulto e de enfermagem; Sala de Medicação; Sala Vermelha; Sala de Sutura. Será instalado, para o dia do desfile do bloco Homem da Meia-Noite, um serviço de Urgência iniciando às 19h até madrugada do desfile. O stand estará montado na Praça do Rosário, em frente à sede da agremiação.

  1. Vigilância em Saúde

A Vigilância Sanitária montará três barreiras de fiscalização, onde serão analisadas bebidas e comidas que entrarão no Circuito do Carnaval, analisando, por exemplo, a data de validade dos produtos. Durante os dias de Carnaval, o trabalho será realizado das 4h às 10h.

➔ Os pontos de bloqueio sanitário são: Farol – Rua Dr. Farias N. Sobrinho (cruzamento com a Rua do Sol); Varadouro – Av. Olinda (próximo a Delegacia de Polícia); Bonsucesso – Estrada do Bonsucesso. Equipes de inspetores no comércio informal também atuarão das 8h às 14h.

➔ Local do Stand de Promoção da Saúde: Praça do Carmo.

Dias e horário de funcionamento: 8 e 9/02, das 18 às 22h, e 10, 11, 12 e 13/02, das 9h às 17h.

➔ Distribuição de 20 mil leques com informações dos serviços de saúde e rede complementar, com QR Code de acesso ao Folheto Informativo de Promoção da Saúde.

➔ Confecção de 20 mil bandanas, como forma de acessório para proteção solar da população foliã, com QR Code de acesso ao Folheto Informativo de Promoção da Saúde.

  1. Vigilância Epidemiológica

➔ Instalação de stand nos quatro dias de Carnaval, ao lado dos Correios, para testagem rápida de HIV/Sífilis, das 11h às 18h; além dos serviços do Hospital do Tricentenário para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) HIV/Sífilis, Hepatites Virais e outras Infecções Transmissíveis (IST), através de uma parceria com Secretaria Estadual de Saúde, que consiste em reduzir o risco de infecção com a doença.

➔ Ação educativa com a participação de aproximadamente 80 agentes, distribuindo cerca de 1 milhão de preservativos.

➔ Equipes da epidemiologia estarão de plantão, das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Saúde de Olinda, na Rua do Sol, 311, Carmo. Eles atuarão no monitoramento das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA).

➔ Haverá investigação e bloqueio vacinal de possíveis surtos e epidemias; notificação de doenças de notificação compulsória e investigação de óbito.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda



About Redação

Veja também

Henrique Metalúrgico Recebe Pré-Candidato Elias Gomes em Encontro Político no Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco O pré-candidato a prefeito do Jaboatão, Elias Gomes, …