sao-jose-da-coroa-grande:-mppe-recomenda-adocao-de-estrategias-educacionais-para-diagnosticar-aprendizagem-dos-estudantes-para-o-ano-letivo-de-2022

São José da Coroa Grande: MPPE recomenda adoção de estratégias educacionais para diagnosticar aprendizagem dos estudantes para o ano letivo de 2022

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • São José da Coroa Grande: MPPE recomenda adoção de estratégias educacionais para diagnosticar aprendizagem dos estudantes para o ano letivo de 2022

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 6

18/07/2022 – Com o objetivo de acompanhar a implementação de iniciativas como reposição de aulas, reforço e reensino escolar nas unidades da rede municipal de São José da Coroa Grande, a Promotoria de Justiça local expediu recomendação ao prefeito e à secretária de Educação para que apresentem quais medidas estão sendo empregadas para colocar em prática a análise do progresso de aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a promotora de Justiça Camila Spinelli Regis de Melo, a execução desse diagnóstico é um elemento essencial para que o poder público possa organizar seus programas de recuperação para os estudantes, considerando a necessidade de adaptar ou reordenar o currículo do ano letivo de 2022 para suprir o déficit de carga horária causado pelo afastamento do ensino presencial, motivado pela pandemia da Covid-19.

“A retomada das atividades presenciais exige dos gestores e profissionais da educação a busca por estratégias para acompanhar e estimular o engajamento dos alunos em seus estudos. O atual cenário social indica que a pandemia de Covid-19 pode ter potencializado um panorama de ensino que já era preocupante, notabilizado por desigualdades estruturais e econômicas que se refletem no campo da aprendizagem, como demonstram indicadores de alfabetização, de desempenho, de repetência, Ideb e dados sobre abandono e evasão escolar”, ressaltou a promotora de Justiça, no texto da recomendação.

Além do detalhamento dos métodos de avaliação adotados para aferir a aprendizagem dos alunos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ainda que a administração municipal apresente um cronograma de implementação dessa avaliação; explique as estratégias que serão adotadas para viabilizar os planos de reensino e reforço escolar ao longo do ano letivo; e informe se foi realizada capacitação dos professores, gestores e demais profissionais da rede de ensino municipal.

Por fim, o MPPE requisitou à Secretaria de Educação responder se as devidas informações foram prestadas aos estudantes e seus familiares para a devida organização das atividades letivas presenciais.

Imagem acessível: fotografia de mochila azul com material escolar sobre uma mesa

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Referência em carnes nobres, Sal & Brasa Jardins reúne atendimento de excelência e espaço exclusivo para confraternizações

Localizado no coração da Zona Norte do Recife, o Sal & Brasa Jardins se destaca …