Confirmada a vitória da primeira mulher eleita para o governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e sua vice Priscila Krause (Cidadania) a perita forense SANDRA SANTOS (PSDB), deve ser um dos nomes cotados para reassumir o comando da Polícia Científica de Pernambuco. Sandra Santos, natural de Petrolina, atualmente Vice Presidente de Crimes Cibernéticos da ABCCRIM- Academia Brasileira de Ciências Criminais, é suplente de Deputada Estadual pelo PSDB, foi Chefe de Polícia Científica de Pernambuco entre os anos de 2015 e 2021, sendo a Primeira Mulher a Ocupar cargo mais alto da Instituição.
Mestre e Doutora em Biologia, implantou o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos em Pernambuco, sendo a primeira gestora da Instituição. Levou a Polícia Científica para os municípios de Palmares, Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Ouricuri. Implantou Espaços Humanizados para Atendimento de Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. Criou e implantou os Grupos Especializados em Perícias de Homicídio e em Perícias Patrimoniais. Implantou o Setor de Odontologia Forense, Engenharia Legal e Psiquiatria Forense. Autora do Primeiro Protocolo no Brasil que trata das Perícias Relacionadas ao Feminicídio. Professora da Academia de Polícia e várias Universidades. No ano de 2018 Presidiu o Conselho Nacional De Dirigentes de Polícia Científica.
Foto: Cristiano Carrilho, Romildo Alves, perita Sandra Santos e Vereador Irmão Ricardo de Ipojuca recebendo o prêmio Orgulho de Pernambuco.