Docentes da Escola Shekiná participam de debate para a conscientização antirracismo
Publicado por: Alice Mafra, em: 03/08/23 às 9:34
A Secretaria de Educação de Olinda, em parceria com a Divisão de Educação Étnico-Racial, realizou nesta quarta-feira (02.08) na Escola Shekiná, localizado em Ouro Preto, uma roda de diálogo educativo com o tema “Autoestima da Criança Negra: Beleza e Empoderamento”.
O evento teve como objetivo discutir a importância da Lei 10639/03 e 11435/08, que trata da obrigatoriedade de debater a história e cultura da África e dos Povos Originários Brasileiros com o corpo docente, e reconstruir a identidade e autoestima das crianças e adolescentes que enfrentam o racismo no ambiente escolar. A iniciativa também buscou conscientizar e capacitar os professores a lidarem com a diversidade em sala de aula.
A roda de diálogo teve início com a leitura do poema “Clamor Negro” de Odailta Alves e trouxe para o debate as vivências relatadas pelos próprios professores dentro das escolas. “Nós, professores de educação, temos o dever de defender e ensinar a cultura antirracista para nossas crianças”, explicou a palestrante Verônica Santos, professora e integrante da rede de mulheres negras de Pernambuco, ressaltando a importância desse diálogo para promover a igualdade racial e o empoderamento das crianças negras na sociedade brasileira.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda