O Rio de Janeiro poderá sediar 73 grandes eventos esportivos nos próximos 10 anos, incluindo os Jogos Pan-Americanos, as copas do mundo de futebol feminino e masculino sub-20 e sub-17 e os campeonatos mundiais de vôlei, basquete e atletismo.
E apenas com a realização das dez competições mais relevantes, a cidade pode ter um incremento de R$ 15 bilhões na economia. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que essa é uma oportunidade de aproveitar o legado dos jogos olímpicos de 2016
O mapeamento foi feito pela “Rio Convention and Visitor Bureau” em parceria com a Prefeitura e considera eventos em que há sinergia de interesse entre os diversos entes envolvidos, entre eles o poder público e as federações esportivas, além da infraestrutura necessária.
A diretora-executiva da “Rio Convention and Visitor Bureau”, Roberta Werner, explica que o mapeamento é uma ferramenta para que a cidade consiga se antecipar, considerando o tempo de planejamento demandado por esses eventos
Além de avaliar a possibilidade de realização dos eventos, o estudo também considerou critérios como atratividade turística, popularidade e relevância socioeconômica. Para algumas dessas competições o Rio vai precisar apresentar uma candidatura e ser escolhido como cidade-sede. Mas a Confederação Brasileira de Futebol, responsável por liderar esse processo no caso das copas do mundo de futebol, já manifestou interesse em participar.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.