Tropas das Forças Armadas, Polícia Militar e Guardas Municipais vão garantir a segurança da votação e apuração em todo o estado do Rio de Janeiro, no segundo turno das eleições, no próximo domingo.
A exemplo do primeiro turno, o Ministério da Defesa atendeu solicitação encaminhada pelo TRE-RJ ao Tribunal Superior Eleitoral para o envio das tropas, que vão estar em todos os locais de votação.
A Polícia Militar vai atuar com cerca de 17 mil agentes no patrulhamento de vias públicas, locais de votação, escolta das urnas e segurança de prédios que das instituições responsáveis pelo pleito eleitoral nos 92 municípios fluminenses.
Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o planejamento prevê policiamento dos 4.844 locais de votação a cargo dos batalhões operacionais de área. Já as unidades especializadas terão missões específicas de acordo com suas atribuições.
O plano para as eleições vai vigorar entre as 8h da manhã de sábado e a noite de domingo, sendo que o trabalho dos policiais militares começará com a escolta para o transporte das urnas às seções eleitorais, se estendendo à segurança dos locais de votação antes, durante e depois do pleito. A ação incluirá o acompanhamento para o retorno das urnas ao TRE.
Em 85 locais, considerados sensíveis, o transporte das urnas será feito com a utilização de veículos blindados da corporação.
No primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro, a PM registrou 44 ocorrências, sendo a maioria pelos crimes de boca de urna.
Na capital, a Guarda Municipal vai atuar neste domingo com 709 agentes em 99 seções definidas pelo TRE, realizando ações de ordenamento urbano, fiscalização de trânsito e coibindo desordens em geral.
Fonte: Agência Brasil