rede-compaz-recebe-o-consultor-colombiano-jorge-melguizo

Rede Compaz recebe o consultor colombiano Jorge Melguizo

O ex-secretário de Cultura Cidadã de Medellín está capacitando as equipes que atuam no Compaz Paulo Freire e irão atuar no Leda Alves, além da Guarda Municipal do Recife. A formação acontece até o próximo sábado, 08/06

Com o objetivo de formar as equipes que atuam na Rede Compaz a partir das práticas de cultura cidadã mais efetivas do mundo, a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife (SESEC) está promovendo uma capacitação para gestores e colaboradores até o próximo sábado, 08 de junho, com o jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã, desenvolvimento organizacional da sociedade civil, convivência e segurança Jorge Melguizo. A formação está voltada para as equipes que trabalham no Compaz Professor Paulo Freire, no Ibura, e que irão trabalhar no Compaz Atriz Leda Alves, no Pina, que será inaugurado em breve. Além disso, ele também fará uma capacitação específica para a Guarda Civil Municipal do Recife.

Melguizo foi gerente do Centro Medellín e Secretário da Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social do município colombiano entre 2005 e 2009. Nos anos 1990, o índice de homicídios em Medellín, na Colômbia, era assustador: 382 casos para cem mil habitantes. Durante a gestão de Melguizo, o número baixou para 39 casos a cada cem mil habitantes, e chegou a 19 em 2016. A ele, portanto, é dada parte do crédito por ter revolucionado a cidade a partir de projetos culturais. 

Neste período, a verba destinada à Cultura foi ampliada de 0,68% para 5% do orçamento municipal, e as verbas para a Educação na cidade subiram de 12% para 40%, como parte do projeto de transformação social promovido pelo então prefeito Sergio Fajardo. “Não se combate a insegurança de uma cidade com balas e polícia, mas com projetos sociais, convivência e a criação de espaços de encontro”, costuma dizer Jorge Melguizo. A capacitação está acontecendo em diversas unidades do Compaz, e é parte da política de formação permanente que a Rede oferta à sua equipe. 

About Redação

Veja também

novotel-recife-realiza-processo-seletivo-com-candidatos-captados-pelo-go-recife-e-agencia-de-emprego-do-recife

Novotel Recife realiza processo seletivo com candidatos captados pelo GO Recife e Agência de Emprego do Recife

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 mulheres recifenses participaram de processo seletivo para integrar o …