rede-compaz-e-homenageada-na-camara-de-vereadores-do-recife

Rede Compaz é homenageada na Câmara de Vereadores do Recife

Reunião solene acontecerá na próxima quinta-feira (11/04), às 15h. (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)

Na próxima quinta-feira, 11 de abril, os Centros Comunitários da Paz – COMPAZ serão homenageados na Câmara de Vereadores do Recife, em reunião solene proposta pelas vereadoras Professora Ana Lúcia (Republicanos) e Aline Mariano (PP) e pelo vereador Samuel Salazar (MDB). O evento acontecerá às 15h, no Plenário da Câmara Municipal do Recife. A homenagem se estende aos funcionários e colaboradores da Rede Compaz, pelos serviços prestados à cidade do Recife. 

REDE COMPAZ – O Compaz (Centro Comunitário da Paz) é a principal iniciativa no campo da segurança cidadã do Recife nas últimas décadas. Trata-se de um centro de convivência com proposta político-pedagógica ancorada na cultura de paz como instrumento para prevenir a violência e propor outras sociabilidades. Tem como fundamento o urbanismo social, o qual demanda a integração das políticas públicas que atuam sobre o território e incluem planos e ações integradas em infraestrutura urbana, mobilidade urbana, serviços e equipamentos públicos sociais, além de habitação social. 

Inspirado nas Bibliotecas Parques da Colômbia, o Compaz propõe uma nova forma de presença do poder público nas comunidades recifenses, reunindo atividades inspiradas em diversos equipamentos criados no país vizinho: Biblioteca Viva, Cultura Cidadã, Serviços de Interesse Social, Cursos de Capacitação, Atividades Esportivas e Culturais, entre outros. Os resultados obtidos fizeram com que o Compaz fosse reconhecido pela Oxfam com o prêmio Cidades Sustentáveis 2019, como o projeto que representou a melhor estratégia de redução de desigualdades no Brasil naquele ano. Em 2022, recebeu o Prêmio da ONU em Serviço Público (UNSPSA) na categoria de política pública que melhor conseguiu atender aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A experiência do Recife com o Compaz, além do reconhecimento da ONU, já está consolidada e servindo de referência para o restante do País. O Governo Federal já anunciou a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz. Ao todo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi relançado pelo presidente Lula, vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários em todo o Brasil.

SERVIÇO:

Reunião Solene em homenagem aos Centros Comunitários da Paz – COMPAZ

Data: 11/04

Hora: 15h

Local: Plenário da Câmara de Vereadores do Recife

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-obra-de-contencao-de-encosta-na-cohab

Prefeitura do Recife avança com obra de contenção de encosta na Cohab

A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção de encosta no bairro …