recreadores-e-arte-educadores-levam-atividades-ludicas-para-criancas-abrigadas-em-escolas-da-rede-municipal-do-recife

Recreadores e arte-educadores levam atividades lúdicas para crianças abrigadas em escolas da Rede Municipal do Recife

Contação de histórias, oficinas de origami, desenho e pintura fazem parte da programação. (Foto: Dondinho/PCR)

A chuva torrencial que caiu sobre Pernambuco na última semana desabrigou e mudou a rotina de muitas famílias recifenses. São pais, mães, avós, tias, tios e, principalmente, crianças que estão tendo dias difíceis e completamente diferentes do que estavam acostumados. Fora de suas casas, precisam se apegar à esperança de dias melhores e à motivos para reencontrar o sorriso no rosto. Pensando em dar um empurrãozinho na tentativa de diminuir a tristeza, a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Primeira Infância, enviou para as escolas municipais da cidade que estão servindo como abrigos temporários alguns recreadores e arte-educadores para entreter e levar um pouco de alegria para os jovens e crianças presentes.

A programação é dividida em dois turnos, sendo realizada pela manhã e também na parte da tarde. Atualmente a ação está sendo realizada em 17 unidades de ensino da Rede Municipal do Recife e conta com oficinas de origami, desenho, pintura e contação de histórias. 

“É muito bom a gente ter esse apoio dentro das escolas. Permite até que a gente esfrie um pouco a cabeça e esqueça um pouquinho de tudo o que está acontecendo. É um momento também de animação para as nossas crianças, que muitas vezes nem entendem direito o que passamos. Em dois dias de ação, já percebi a diferença neles. Estão mais calmos e mais tranquilos”, destacou Sirleide Maria. A recifense está no abrigo localizado na Escola Municipal Célia Arraes, na Várzea, desde a última sexta-feira (27). Ela está acompanhada dos seus quatro filhos, com idades entre 6 e 12 anos.

Gestora da unidade há quase nove anos, Ana Beatriz da Silva está atuando na linha de frente, cuidando dos desabrigados e ajudando na recepção e distribuição de todas as doações que chegam até a escola. Ela também reforça a importância dessas ações de intervenção artística e lúdica com as crianças presentes na escola. “Já estávamos planejando algum tipo de atividade e, graças a Deus, isso foi proporcionado para nós. Acaba sendo um descanso para todos, porque a preocupação com aquelas crianças no momento das atividades diminui. Os pais também usam esse tempo livre para descansar e organizar suas coisas. Sem falar da importância nesse momento de ações como essa para o lado socioemocional dos pequenos”, reforçou. 

“A gente está tentando proporcionar um pouco de alegria nesse momento tão difícil para essas crianças e famílias. Essas crianças já perderam tanta coisa, mas não podem perder o direito de brincar, e nós estamos fazendo de tudo para assegurar isso, fazendo com que eles tenham momentos de ludicidade e alegria. Torcemos para que isso traga esperança de dias melhores”, complementou Luciana Lima, secretária executiva de Primeira Infância do Recife. 

About Redação

Veja também

Governo Federal Nacionaliza Plataforma Digital Criada no Recife por João Campos

Conecta+ Brasil: A Expansão de uma Solução que Uniu Pequenos Empreendedores e o Poder Público …