recife-sedia-conferencia-internacional-para-debater-residuos-solidos

Recife sedia conferência internacional para debater resíduos sólidos

Prefeitura é um das apoiadoras da CIRSOL, que ocorre entre os dias 16 e 18, e recebe especialistas para diversas atividades, como palestras, oficinas, feira, além de ter uma extensa programação cultural

Com o objetivo de debater a gestão de resíduos sólidos de forma multissetorial e seus impactos nas mudanças climáticas, a cidade do Recife será palco da primeira Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL). O evento, correalizado por 16 instituições e que recebe o apoio da Prefeitura, será realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, em diversos pontos no bairro do Recife. Com a temática “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”, a CIRSOL contempla uma vasta programação que será realizada de forma híbrida, com palestras presenciais e virtuais, reunindo a comunidade acadêmica e científica, especialistas e profissionais com atuação no setor.

Para auxiliar o público, a Secretaria de Turismo e Lazer disponibilizará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. Para proporcionar mais conforto e agilidade aos participantes da CIRSOL, um ônibus do CAT Móvel estará disponível das 12h às 16h, em frente ao Cais do Sertão. O transporte tem como objetivo dinamizar e ajudar a promover as ações de apoio ao turista nacional e internacional, além de moradores do município, fornecendo informações acerca da cidade do Recife. A estimativa de público por dia é de cerca de mil pessoas, dentre elas, turistas nacionais e internacionais, bem como público local.

Já o Gabinete do Centro do Recife vem articulando com os diversos órgãos e secretarias municipais toda a organização, liberações e autorizações. A articulação envolveu Secretarias municipais e estaduais, além de auxiliar na coordenação da estrutura da organização, sendo o elo entre os correalizadores e a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Reconhecida e declarada Cidade da Música pela Unesco, o Recife vai receber com maracatu, frevo, canto e poesia os participantes da CIRSOL. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife vão oferecer três dias de celebração às belezas e tradições culturais da cidade, na área externa do museu.

Amanhã, a partir das 9h, a programação cultural abre o evento, com show da Spok Frevo Orquestra. A partir das 19h, Mateus e Catirina abrirão alas para as apresentações do Maracatu Raízes de Pai Adão, às 19h20, e de Antônio Marinho e sua Em Canto e Poesia, a partir das 20h30.

Na quinta (17), o bloco lírico O Bonde desfilará suas tradições no evento, às 13h30. Mais tarde, a partir das 19h, Mateus e Catirina recebem mais uma vez os convidados, abrindo alas para a programação da noite, que contará com shows de atrações como a Banda de Pau e Corda, a partir das 20h30. Na sexta (18), vai ter Boi Faceiro, às 13h30. E, das 19h em diante, a festa segue comandada por Mateus e Catirina, que receberão o público para os derradeiros shows, de Bia Villa-Chan, às 20h30, entre outras atrações.

CIRSOL – A CIRSOL tem polos descentralizados, oferecendo programações no Cais do Sertão – principal local de debates -, Apolo 235, Armazém 14, Banco do Brasil, Centro de Artesanato, Escola Técnica Porto Digital, Paço do Frevo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Softex. De forma simultânea à Cirsol, outros importantes eventos acontecerão nesses três dias: o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil; o XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27); e a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom).

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …