O Recife registrou, nesta sexta-feira (17), uma temperatura de 21,0º C, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A temperatura mais amena ocorreu entre 4h e 5h e foi causada por uma junção de fatores, segundo explica a meteorologista da Apac, Vilurdes Lopes.
“Desde a quarta-feira, essa parte do Agreste ao Litoral estava sob a influência do sistema frontal. Como vem de uma região mais fria, sul e sudeste do Brasil, quando chega aqui dá essa queda, principalmente na temperatura mínima”, detalhou.
Esse sistema meteorológico frontal é uma massa de ar mais fria, que, inclusive, ocasionou as fortes chuvas que castigaram cidades do Agreste e Mata Sul esta semana. “Dependendo da intensidade da massa, causa essa queda na temperatura”, acrescenta Vilurdes.
Além do sistema, a meteorologista cita que a nebulosidade e a proximidade com o inverno que começa na próxima terça-feira (21), contribuíram para a queda nos termômetros.
“É um período chuvoso, onde se tem bastante nebulosidade. Nessa época, também cai um pouco a temperatura. Estamos nos aproximando do inverno. Vamos ter temperaturas mais amenas, tanto máximas quanto mínimas”, completa a meteorologista. O vento mais forte da madrugada e início da manhã contribuiu para a sensação de temperatura ainda menor.
Para o mês de junho, a temperatura mínima média histórica para o Recife e Região Metropolitana é de 21,7º C. Vilurdes explica que as temperaturas variam pouco entre as cidades da região, geralmente apenas décimos.
A previsão da Apac para esta sexta-feira indica ainda máxima de 29º C e mínima de 21º C na Região Metropolitana do Recife. No fim de semana, as temperaturas devem subir, segundo a meteorologista.
“No fim de semana, não há previsão de chuvas. A tendência é de dar uma subida na temperatura máxima e na mínima”, fecha Vilurdes. Para o sábado, o prognóstico da agência é de mínima de 22º C na região.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Morgana Almeida ratifica que, nos últimos dias, a região apresenta temperaturas mais baixas. “Dias mais nublados têm menos radiação. Ontem, o vento estava mais forte, principalmente durante a noite, o que aumenta a sensação térmica de frio”, explica.
Veja também
SUS SaúdeGoverno permite que empresas comprem vacinas contra a Covid-19 sem doação de doses ao SUS
Açaí engorda? Veja o que diz nutricionista e compare calorias