Cerca de 1,8 mil imóveis dos bairros da Cohab, na Zona Sul do Recife, e Nova Descoberta, na Zona Norte, receberão a visita de agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde durante o mutirão contra arboviroses.
Promovido pela gestão da cidade, a ação acontece das 8h às 13h. Nos locais, os profissionais vão identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e também irão orientar a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo do dia, será feita a eliminação mecânica dos focos e a aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.
De acordo com a Prefeitura do Recife, no último levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), as áreas escolhidas para as ações apresentaram maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.
Os agentes também visitarão 22 locais classificados como pontos estratégicos, entre eles Parque de Exposição de Animais, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste, além de borracharias e ferros-velhos. Nesses espaços, os profissionais farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.
A Prefeitura do Recife lembra que disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife para denúncias de possíveis focos. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental utilizando geolocalização.
A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Veja também
ACORDO Dia dos PaisGoverno da Colômbia e ELN concordam em reiniciar diálogo
Cresce número de crianças com pai ausente no Brasil; saiba como garantir reconhecimento na Justiça
Você precisa fazer login para comentar.