Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes moradoras do Recife, a Prefeitura da capital pernambucana promove, até o fim deste mês de outubro, a imunização porta a porta contra a poliomielite e mais de 15 doenças elencadas na Campanha Nacional de Multivacinação.
De acordo com a Prefeitura do Recife, atualmente, a cobertura da vacina contra a poliomielite no Recife está em 46% quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Podem receber o imunizante crianças de 1 a cinco anos. Já a atualização do cartão de vacinação é voltada para adolescentes de até 14 anos.
Na ação, os agentes comunitários de saúde (ACS) da Secretaria de Saúde municipal percorrem as ruas de todos os oito Distritos Sanitários da cidade para identificar aqueles que estão dentro da faixa etária para receber o imunizante contra poliomielite ou com alguma dose do esquema básico de vacinação em atraso.
Para a Campanha Nacional de Multivacinação, estão sendo disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre as vacinas, estão as do hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.
Durante o atendimento, os profissionais de saúde vão avaliar a necessidade de cada público, de acordo com a idade e as doses já tomadas, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
Na ocasição, é necessário apresentar um documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação, se tiver esse último.
A Prefeitura do Recife lembra que os imunizantes também são ofertados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas mais de 150 salas de vacina do município, nos shoppings Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina, ambos na Zona Sul; e no Shopping Boa Vista, na área central da cidade.
Veja também
Deslizamento AcidenteNúmero de mortos em deslizamento na Venezuela sobe para 36
Busca por sobreviventes de deslizamento se intensifica na Venezuela