recife-marca-presenca-no-encontro-do-alimenta-cidades,-em-brasilia

Recife marca presença no encontro do Alimenta Cidades, em Brasília

I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades contou com representantes de 60 municípios do Brasil (Foto: Marlon Diego)

Recife foi um dos 60 municípios do Brasil selecionados para participar do I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades – Alimenta Cidades, realizado na terça-feira (14) e nesta quarta-feira (15), em Brasília. O objetivo do evento foi construir um processo de governança interfederativo, intersetorial, coletivo e participativo entre a rede de cidades participantes, as gestões estaduais e federal e os conselhos de segurança alimentar e nutricional locais. A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria entre os ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

“No encontro, falamos um pouco da experiência do Recife que vem ampliando a Rede de segurança alimentar e nutricional, e também fortalecendo o debate do combate à fome na cidade. Nós destacamos o recém inaugurado Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), além das ações desempenhadas pela câmara intersetorial de segurança alimentar e nutricional”, destacou Natália Outtes, gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife.

“O encontro do Alimenta Cidades foi um momento muito importante para fortalecer a promoção à segurança alimentar e nutricional. E estar entre os 60 municípios selecionados mostra a importância de Recife no cenário nacional e no contexto dessa política. Foram debatidas questões referentes ao fortalecimento do sistema municipal de SAN, como equipamentos públicos, educação alimentar e nutricional, alimentação saudável, entre outras temáticas que visam a promoção do direito humano à alimentação e nutrição adequada”, explicou Natália Outtes.

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades foi instituída por meio do decreto presidencial nº 11.822/23. A proposta é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social. 

CRESAN – Em março, com o intuito de reafirmar os esforços para combater a fome da população socialmente mais vulnerável, a Prefeitura do Recife inaugurou mais um equipamento para promover o Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada, previsto na Constituição Federal. Trata-se do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), o primeiro equipamento do tipo em Pernambuco e o segundo em uma capital nordestina – o primeiro foi em São Luís (MA). 

O Cresan Recife está localizado na Rua Djalma Farias, nº 92, no Torreão, na Zona Norte, e conta com atendimento ao público de segunda a sexta-feira. O prefeito João Campos esteve presente na ocasião, quando realizou a assinatura de manifestação de interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades.

CONBRAN – No Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que será realizado ainda neste mês de maio em São Paulo (SP), a Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife vai ter outras oportunidades de compartilhar as experiências da capital pernambucana no âmbito da segurança alimentar. No dia 23 de maio, quinta-feira, às 11h,  o chefe de divisão de nutrição Felipe Lima juntamente com o assessor técnico Luiz Miguel vão participar da mesa redonda “Perspectiva de Atuação do Nutricionista no SUAS: Quais serão os próximos passos?”. Mais tarde, às 15h45, no Espaço Nutri Saber do Congresso, eles estarão no lançamento do livro “Experiências da I Mostra de Alimentação e Nutrição no SUAS”, publicação que conta com dois artigos de Natália Outtes. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social. 

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-as-obras-de-drenagem-e-pavimentacao-da-avenida-mario-melo

Prefeitura do Recife avança com as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo

A intervenção de requalificação, prevista para durar oito meses, conta com investimento da ordem de …