A Prefeitura do Recife lança o programa EducaRecife Gestão nesta terça-feira (3), em evento no Teatro do Parque. O novo programa visa a fortalecer a educação e traz novas medidas para aproximar os trabalhos realizados no ensino do Recife.
“O EducaRecife Gestão é um importante plano para nossa rede. A gente sabe que, na educação, são vários eixos necessários para fazer a interligação entre todas as outras áreas. Começamos um novo ciclo”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
O prefeito assinou no evento de apresentação os dois projetos de lei que serão encaminhados para a Câmara dos Vereadores.
“O primeiro projeto de lei revisa os aumentos de cerca de 50% das gratificações que serão distribuídas para os gestores e profissionais e também criação de novas, como vice-coordenadores. O segundo cria o BDE, Benefício de Desempenho Escolar, que visa a implementar um novo formato desse benefício não apenas para os professores, mas incluindo os gestores, auxiliares e demais profissionais que atuam na educação básica. O BDN vai variar de valor de acordo com o desempenho da escola”, explicou ele.
Com a intenção de valorizar a educação e melhorar tanto a infraestrutura das creches e escolas quanto questões ligadas à tecnologia, João Campos exllicou as novas medidas:
“Desde o novo BDE, que vamos bonificar em até R$ 20 milhões por ano todos os trabalhadores da rede que atingiram o pacto de obtenção das metas de aprendizagem. Vamos também reestruturar as regionais de educação, fazer a revisão de todas as remunerações de gestores e coordenadores, acrescentando essas funções para as creches do Recife, que passam a ter uma estrutura de gestão mais robusta” afirmou ele.
“Não queremos apenas ampliar vagas em creches, mas ampliar com qualidade. A gente precisa valorizar a educação e valorizar a educação não é falar de educação, é fazer pela educação”, conpletou.
Sobre o projeto, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, explicou:“São quatro conjuntos de medidas: a melhoria e nova estruturação das novas gratificações dos gestores e dirigentes das escolas; o fortalecimento dos trabalhos das gerências regionais, ampliando o trabalho das gerências e estando mais perto das escolas; um novo programa de formação para os gestores e a criação do Benefício de Desempenho Escolar”.
Veja também
Pandemia Brumadinho Pernambuco registra, nesta terça (3), oito mortes e 775 casos da Covid-19
Bombeiros localizam nova ossada em área de buscas em Brumadinho