recife-junino-ira-contar-com-mais-de-9-mil-servidores-em-polos-festivos

Recife Junino irá contar com mais de 9 mil servidores em polos festivos

Serviços variados envolvem desde a limpeza da cidade, bem como fiscalização de trânsito e mobilidade e oferta de serviços de saúde, assistência social e contra violência de gênero, entre outros (Foto: Edson Holanda/PCR)

Até o próximo domingo, é proibido cochilar na cidade do Recife, que vai receber mais de 800 apresentações ao longo do ciclo junino para saudar a mais nordestina das festas. Nos polos da Rio Branco, Sítio Trindade, Pátio de São Pedro e mais cinco polos de bairro a cada final de semana, mais de 9 mil profissionais darão suporte para a população saudosa de um bom balancê. Para quem quiser conferir a programação festiva, o forrobodó, as quadrilhas e os shows e apresentações podem ser conferidos no site do Conecta Recife, na seção dedicada ao Recife Junino (https://conectalps.recife.pe.gov.br/sao-joao/) 

Para quem quiser curtir o São João de casa e ao vivo, a Frei Caneca FM está fazendo transmissão pelas ondas da 101.5 FM ou pela http://www.freicanecafm.org/. A equipe marca presença no Sítio Trindade com transmissão ao vivo dos shows do palco principal, flashes jornalísticos e entrevistas com os artistas. Na sexta, sábado e domingo (23,24  e 25), tem mais transmissão, com programação e muita informação junina, sobre os serviços públicos oferecidos durante a festa. A transmissão também acontece dias 28, 29 e 30. A alegria e energia do Sítio Trindade também pode ser conferida pelas imagens da TV Conecta, que fará transmissão nos dias 23 e 24 de junho, além dos dias 29 e 30, para celebrar São Pedro fechando o ciclo dos festejos juninos. As transmissões começarão a partir das 19h, pelo canal do Youtube da Prefeitura do Recife (@preferecife). 

Quem for curtir a festa in loco, a Autarquia de Trânsito de Transporte Urbano do Recife (CTTU) destacou mais de 450 profissionais para garantir a segurança viária, mas aconselha a quem quiser se deslocar de carro para chegar cedo e dar preferência a transportes públicos, táxis e serviços de aplicativo. Para garantir a limpeza, mais de 3,5 mil profissionais foram destacados para efetuar o serviços nos principais polos como Sítio Trindade e Rio Branco. 

De olho na segurança das crianças, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos irá promover o empulseiramento de crianças e também terá espaços de proteção para acolher os pequenos em situação de vulnerabilidade e risco social, além de promover um trabalho para coibir a exploração infantil. O combate à violência de gênero também estará presente no Sítio Trindade com equipes do Centro de Referência Clarice Lispector. Confira os principais serviços oferecidos no Recife Junino. 

EQUIPES/SERVIÇOS JUNINOS

SECON

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) terá 50 profissionais de segunda a quinta-feira no Sítio Trindade – sendo 80 de sexta-feira a domingo. Já no polo da Avenida Rio Branco, serão 50 servidores diariamente. Nos dois locais as equipes estarão promovendo e fiscalizando o ordenamento urbano e do comércio popular.

CTTU

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destacou um efetivo com 452 profissionais – entre agentes e orientadores de trânsito – para toda a programação do Recife Junino, com o objetivo de garantir a segurança viária das pessoas no entorno dos polos de festa que são, em sua maioria, pedestres. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo número 0800.081.1078, que é 24h.

A CTTU aconselha que os cidadãos cheguem cedo aos locais de festa e utilizem transportes públicos, táxis ou veículos de aplicativo, porque a oferta de estacionamento será reduzida no entorno dos polos. É importante, ainda, estar atento à sinalização e à orientação dos agentes de trânsito. A fiscalização estará intensificada.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) contará com cinco viaturas extras, além das 20 já existentes, totalizando 25 viaturas empregadas na Operação São João 2023. Também estarão em campo mais quatro motocicletas, em caráter extraordinário.

No polo principal, localizado no Sítio Trindade, foram instaladas 25 câmeras de segurança, incluindo os principais acessos (a exemplo da Estrada do Arraial e Encanamento), o palco principal, a sala de reboco e o pavilhão das quadrilhas. No Recife Antigo, serão monitoradas 45 câmeras instaladas em pontos estratégicos e em toda a extensão da Avenida Rio Branco. 

O efetivo empregado desde a abertura até o encerramento do evento será de 3.800 agentes. De 11/06 a 01/07/2023, uma média de 250 guardas por dia estarão circulando nos polos juninos do Recife. 

A GCMR atuará numa frente conjunta de segurança urbana, composta por PMPE, CTTU e Secretaria Executiva de Controle Urbano, entre outros órgãos, circulando de forma integrada em todos os polos, centralizados e descentralizados. Visando uma atuação mais eficaz, foi feito um planejamento conjunto entre a Secretaria de Segurança Cidadã (SESEC/GCMR) e a Polícia Militar de Pernambuco, com a realização de reuniões prévias.

EMLURB

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um esquema de limpeza diária para as festividades juninas no Sítio Trindade e na Avenida Rio Branco, até o próximo dia 30.

Na Avenida Rio Branco: Os serviços de limpeza e varrição contam com o trabalho de 1.220 garis, distribuídos em todos os dias de apresentações, além de 220 fiscais. Os trabalhadores vão contar ainda com 2 caçambas estacionárias para recolhimento de lixo comum, 40 lixeiras do tipo tonel3 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o depósito de lixo reciclável, 3 caminhões de coleta e 1 caminhão pipa.

No Sítio Trindade: O efetivo será de 1.520 garis distribuídos para todos os dias e mais 540 fiscais. Os equipamentos para a execução do serviço são 2 caçambas estacionárias para recolhimento de lixo comum, 100 lixeiras do tipo tonel2 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o depósito de lixo reciclável, 4 caminhões de coleta e 1 caminhão pipa.

A Emlurb também contará com 20 agentes da Unidade Socioambiental do órgão todos os dias, realizando campanhas de conscientização ambiental.

SAÚDE

Ao todo, considerando todo o período de festa, o São João do Recife terá o apoio de 400 profissionais de saúde, com atuação direta no Sítio da Trindade e outros polos.

Entre os serviços prestados, serão ofertados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), no polo de atendimento montado no Sítio Trindade, que detectam casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Os casos positivos serão encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde. Ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre IST.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos, com equipe de plantão, para realizar o monitoramento e investigação de casos de doenças de interesse à saúde pública. Além disso, um posto da Vigilância Sanitária foi instalado no Sítio da Trindade, fortalecendo a inspeção de barracas de alimentos.

O Sítio contará ainda com posto de saúde com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem prontos para atender à população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife deixará uma ambulância de prontidão no local durante os dias de festa.

SECRETARIA DA MULHER

Como já é tradição, celebração, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher são conceitos que se encontram nos festejos públicos do Recife. Este ano, a Secretaria da Mulher montou um stand que vai funcionar até a sexta-feira, 30 de junho, no Sítio Trindade. No local, uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, advogada e assistente social, do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

Na Rio Branco, a secretaria oferece o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso de mulheres às ações de prevenção e enfrentamento à violência. Ao todo 60 profissionais estão mobilizados na ação.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o São João, em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o Carnaval no horário das 7h às 19h.

Centro de Referência Clarice Lispector

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro.

Atendimento: 24h

Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, nº 3585, Ipsep.

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107

Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138

DIREITOS HUMANOS

Durante as festividades juninas, no Sítio Trindade, na Avenida Rio Branco e nos polos nos bairros, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos estará divulgando as plataformas de denúncias contra homofobia e contra o racismo. Equipes da Gerência de Livre Orientação Sexual estarão apresentando os serviços do Centro Municipal em Cidadania LGBTI e divulgando importantes campanhas do município: “Este ambiente é Livre de Preconceito” e “Este Banheiro é de Todos e Todas as Mulheres/Homens” e as leis municipais que colaboram para construção de um Recife Sem Preconceito e Discriminação. http://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br

Já equipes da Gerência da Igualdade Racial estarão divulgando os serviços e a plataforma de denúncias “Recife sem Racismo”, para fortalecimento da política de promoção da igualdade racial. As pessoas vítimas ou testemunhas de violações com conotações e/ou motivações racistas podem fazer denúncias no site: xopreconceito.recife.pe.gov.br.

EMPULSEIRAMENTO – Outro serviço oferecido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos durante os festejos juninos será a campanha para sensibilização e identificação das crianças junto aos responsáveis por meio do empulseiramento. A ação será realizada por equipes da Gerência da Criança e do Adolescente, em parceria como o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). 

ESPAÇOS DE PROTEÇÃO –  A Secretaria Executiva de Assistência Social estará no Sítio Trindade com um espaço de proteção e acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade e risco social.  A iniciativa é realizada todos os anos para alertar sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil – práticas ainda corriqueiras nos grandes eventos da cidade. No espaço, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) irão viabilizar alimentação e atividades lúdicas para até 30 crianças. Na Avenida Rio Branco e nos polos descentralizados, as equipes estarão realizando um trabalho itinerante para coibir a exploração infantil.

RECENTRO

As fachadas coloridas que tomaram conta da Rio Branco são a cara do Projeto Barraca Social e reúnem oito empreendedores de alimentos do centro da Cidade, que foram selecionados para vender no local comidas típicas como tapioca, milho, canjica, pamonha, bolo de milho e pé de moleque, amendoim cozido e caldinho. O grupo passou por capacitação em boas práticas de fabricação alimentar, higienização e qualidade do produto e atendimento ao cliente. A vila também conta com artesãos que estão vendendo roupas, adereços juninos e bolsas.

O funcionamento das Barracas: aos domingos de 15h às 21h; da terça-feira à quinta-feira 15h às 20h; sexta-feira e sábado das 15h às 23h.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A equipe da Brigada Ambiental, com cerca de 18 profissionais, fará o monitoramento e fiscalização do controle da pressão sonora, oriunda de equipamentos sonoros, no entorno do Sítio da Trindade e Avenida Rio Branco, até 30 de junho. Estabelecimentos  que não estiverem com o alvará sonoro serão autuados e pagarão multa no valor, mínimo, de R$ 200. Em relação à poluição sonora, os fiscais utilizarão decibelímetros portáteis. Os promotores de evento que não solicitaram o alvará, devem pedir autorização junto à SMAS. Todo processo é feito online e gratuito, através do link: http://licenciamentoambiental.recife.pe.gov.br/utilizacao-sonora.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife engana moradores de Setúbal/Boa Viagem com “obra” inexistente

Trecho do Canal de Setúbal por traz da Escola Americana está se tornando nova Cracolândia …