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Recife intensifica ações de orientação e fiscalização no trânsito para evitar mortes e lesões

Com o mote “Bora Viver 2024”, agentes da CTTU estarão nos locais com registros de sinistros de trânsito na cidade. Objetivo é sensibilizar condutores para evitar comportamentos perigosos como o excesso de velocidade e a alcoolemia (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

Para fomentar a mudança de comportamento e garantir um trânsito mais seguro para todas as pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai intensificar a fiscalização no mês de dezembro. O objetivo é evitar práticas como o excesso de velocidade e a ingestão de álcool ao dirigir. As operações foram iniciadas nesta terça-feira (12) em horários e locais variados. O efetivo será composto por agentes de trânsito em blitze sinalizadas nas principais avenidas da cidade, que também registraram grande índice de sinistros em dezembro de 2022. Com a chamada “Bora Viver 2024”, as abordagens terão caráter de fiscalização e de educação, levando informações aos motoristas para adotar comportamentos seguros.

O mês de dezembro de 2021 registrou 123 sinistros com vítima, já em dezembro de 2022, o número foi de 181, um aumento de 47%. Esse dado alerta para fatores de risco que podem estar associados às datas festivas, como a alcoolemia e o excesso de velocidade. Ao todo, 40% das ocorrências com vítimas de dezembro de 2022 se deram entre sexta-feira e domingo. Além disso, as datas com muitos feriados fazem reduzir o fluxo de veículos nas ruas, o que pode chamar a atenção dos condutores como uma oportunidade para excesso de velocidade. 

“Olhar para as informações registradas estatisticamente nos ajuda a potencializar os nossos resultados, que é garantir uma mudança de comportamento para salvar vidas. Então observamos esse aumento entre os meses de dezembro de 2021 e de 2022 e começamos dezembro de 2023 tentando mudar essa realidade de desrespeito no trânsito para que todo mundo consiga chegar bem ao próximo ano”, destaca o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Nilton Prazeres. Em dezembro de 2022, a maioria das vítimas feridas por sinistros de trânsito foram homens jovens e motociclistas. Ao todo, 75% eram ocupantes de motocicletas, sendo 41% entre 20 e 29 anos e 77% eram homens.

“A fiscalização é um dos pilares essenciais para promoção da segurança viária, uma vez que, junto à comunicação e à educação para o trânsito, faz com que as pessoas respeitem as leis de trânsito e passem a adotar comportamentos que salvam vidas. Atitudes como a de exceder a velocidade, beber ao dirigir, avançar o semáforo e utilizar cinto ou capacete de maneira incorreta podem colocar em risco as pessoas e quem está próximo. Então, para salvar vidas e para que todos cheguem bem no próximo ano, é essencial aumentar a fiscalização de trânsito e, com isso, diminuir os fatores de risco”, explica o coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil, André Correia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o excesso de velocidade é o principal fator de risco de sinistros de trânsito, responsável por cerca de 50% das mortes nas ocorrências de países em desenvolvimento. Além  disso, o uso de álcool ao dirigir pode aumentar em 17 vezes o risco de se envolver em um sinistro com vítima. Outros comportamentos também devem ser observados: o uso correto do capacete pode reduzir em 42% o risco de mortes. Já o uso do cinto de segurança reduz em até 50% o risco de mortes e lesões graves nos passageiros do banco traseiro. O uso do celular pode aumentar em quatro vezes a chance de um sinistro de trânsito acontecer.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO – Ao todo, em 2023, foram realizadas 630 blitze em cerca de 25 localizações diferenciadas. As ações geraram mais de 68 mil abordagens, 10% delas resultaram em autuações como alcoolemia, uso incorreto de capacete ou cinto de segurança, além de veículo em mau estado. As atividades da educação para o trânsito também foram intensificadas em diversos públicos.

Mais de 60 ações fizeram parte de campanhas como a Operação Volta às Aulas, para crianças; Piloto Seguro, para motociclistas; Motorista de Respeito, para condutores de carros; Bora de Bike, Recife?, para ciclistas entregadores, entre outras ações para públicos como motoristas de ônibus e condutores nas vias. Estima-se que essas atividades tenham contemplado mais de 13 mil pessoas. 

Em 2023 também foram feitas duas campanhas de mídia de massa – a primeira, durante o Maio Amarelo e a segunda durante a Semana Nacional do Trânsito. As peças contaram a história de Miguel e de Marcela, pai e filha que perderam a família em um sinistro de trânsito no bairro da Tamarineira, no Recife. Essa campanha, realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), levou 91% dos espectadores a compreender as consequências do excesso de velocidade, que se revelaram preocupados em dirigir acima do limite de velocidade. Após a campanha, 96% afirmaram que querem respeitar os limites de velocidade e não conduzir rápido.

Além disso, 95% do público concorda que a campanha os motivou a cumprir os limites de velocidade estabelecidos na via. Ao todo, 83% das pessoas que viram a campanha passaram a seguir sempre ou frequentemente os limites de velocidade e a maioria (64%) se sente insegura ao dirigir acima do limite.

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