O Recife inicia, nesta quarta-feira (20), a vacinação de crianças com 4 anos. De acordo com a gestão da cidade, para que o público receba o imunizante, os pais ou responsáveis devem realizar agendamento no app ou site do Conecta Recife a partir das 18h desta terça-feira (19).
A vacina utilizada será a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de 28 dias. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.
No Recife, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 21.660 crianças na faixa etária contemplada. Destas, segundo a Prefeitura da cidade, 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife, precisando apenas agendar dia, horário e local de imunização.
Na capital pernambucana, estão sendo disponibilizadas 28 salas de vacinação para o público infantil com agendamento (confira lista aqui). Além disso, a Secretaria de Saúde municipal vai montar um ponto de imunização no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte, que funcionará de domingo a domingo, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.
De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal do público é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, sendo aplicada a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.
Segundo a Prefeitura do Recife, no ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos responsáveis e documento oficial com foto que comprove filiação.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência com endereço do Recife.
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.
No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para o público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada e um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.
Veja também
Ucrânia Cárcere Parlamento ucraniano vota a favor de destituir chefes de segurança e da Procuradoria
Cirurgião plástico preso: ex-pacientes procuram delegacia para prestar queixa
Fonte: Folha PE