recife-e-destaque-como-uma-das-melhores-cidades-do-brasil-para-se-fazer-negocios,-segundo-consultoria-urban-systems

Recife é destaque como uma das melhores cidades do Brasil para se fazer negócios, segundo consultoria Urban Systems

Capital pernambucana é referência no Nordeste no setor de Serviços. (Fofo: Dondinho/PCR)

Município também se destaca no segmento de Mercado Imobiliário



Tradicional, pujante e histórico segmento econômico, que advém desde os tempos dos mascates, o setor de Serviços projetou o Recife como referência no Nordeste na mais nova edição do relatório “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, elaborado pela consultoria Urban Systems. Os dados apontam a capital pernambucana na 13ª posição no Brasil, sendo a melhor cidade nordestina neste indicador. O município também é destaque em outro segmento: Mercado Imobiliário. O ranking foi divulgado no mesmo dia em que a consultoria internacional Kearney destacou o Recife entre os 156 melhores destinos no mundo para atrair investimentos, ao lado de metrópoles como Nova Iorque, Londres, Paris, Pequim e Tóquio.

No segmento de Serviços, o Recife subiu 40 posições em relação ao relatório de 2020, quando ficou no 53º lugar. Neste indicador, a cidade de Barueri (SP) ficou na primeira colocação, seguida por São Paulo e Florianópolis (SC). Entre as 20 primeiras cidades do Nordeste neste indicador, além da capital pernambucana, aparecem Fortaleza (CE), na 16ª posição, São Luís (MA), no 16º lugar, e Salvador (BA), na 20ª colocação.

A economia do Recife é fortemente baseada no setor de Serviços. E os números comprovam essa constatação. O segmento é responsável por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, com faturamento de mais de R$ 8 bilhões até agosto deste ano. No quesito geração de empregos, o setor é anota 76% dos empregos formais e 99% dos formais temporários. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) dos nove primeiros meses de 2021 apontam que a capital pernambucana empregou quase a metade dos postos de trabalho no setor em todo o Estado – 77.911 dos 154.696 – e detém mais da metade estoque de vínculos ativos em Pernambuco – 325.918 dos 634.445.

MERCADO IMOBILIÁRIO – No segmento de Mercado Imobiliário, outra atividade que movimenta fortemente a economia recifense, a capital pernambucana figurou pela primeira vez no ranking da Urban Systems, atingindo a 19º posição. O destaque neste indicador ficou para São Paulo, que atingiu a primeira colocação, seguido do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que ficaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posições.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, os resultados do levantamento consolidam a capital pernambucana como um dos melhores destinos para se investir e fazer negócios no Brasil. “A Prefeitura do Recife vem investindo fortemente para desburocratizar processos, melhorar o ambiente de negócios e ampliar os investimentos públicos, que oferecem mais serviços para a população, ao mesmo tempo em que geram emprego e renda. E toda essa agenda é permeada por um amplo processo de transformação digital da gestão”, avalia o gestor.

O RELATÓRIO – O estudo da Urban Systems avaliou dados em seis macro segmentos econômicos e sociais – Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria e Agropecuária – de 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020. Esse universo totaliza um contingente populacional de 121,9 milhões de pessoas, nas cinco regiões do País. A consultoria reuniu informações de secretarias municipais e estaduais, CAGED, IBGE, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre outros órgãos e entidades, atribuindo pesos para cada indicador.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …