recife-cuida-nos-bairros:-primeira-edicao-do-mutirao-de-servicos-de-saude-promove-mais-de-3,1-mil-atendimentos-e-procedimentos

Recife Cuida nos Bairros: primeira edição do mutirão de serviços de saúde promove mais de 3,1 mil atendimentos e procedimentos

A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra uma comunidade diferente da capital pernambucana, ampliando o acesso da população à Rede Municipal de Saúde. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife realizou a primeira edição do Recife Cuida nos Bairros, um mutirão de serviços dedicado aos cuidados com a saúde do recifense. A iniciativa foi instalada na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade, e acolheu os moradores das comunidades Chiclete, Pirulito, Bomboniere e Cajá. Ao longo dos últimos sábado (11) e domingo (12), foram realizados mais de 3,1 mil atendimentos e procedimentos. A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra uma comunidade diferente da capital pernambucana, ampliando o acesso da população à Rede Municipal de Saúde.

A ação faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Entre os serviços oferecidos estavam consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. O mutirão ainda ofereceu exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19, atualização do cartão de vacinação. Tudo sem necessidade de agendamento.

Ao todo, nos dois dias foram mais de 620 consultas com clínico geral, oftalmologista e dermatologista; mais de 650 testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; mais de 710 doses de vacinas aplicadas; mais de 145 exames de mamografia e preventivo ginecológico; mais de 155 encaminhamentos para consultas e exames; mais de 400 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; e mais de 440 aferição de sinais vitais.

“Esse primeiro fim de semana foi de muito sucesso. Todas as consultas e procedimentos realizados superaram a nossa expectativa, a população compareceu e se mostrou muito satisfeita com as atividades oferecidas. A nossa ideia é expandir essa ação para outros locais da cidade e ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede de Saúde do município”, ressaltou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A população também pode ter acesso à avaliação física, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal e outras ações. As crianças também foram beneficiadas com uma programação especial, que teve contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

No sábado (11), a dona de casa Aureliana de Oliveira levou a sobrinha Sandryelle de Oliveira, 7 anos, para passar por uma avaliação com o dentista. “A mãe dela ia pagar uma consulta para ela na segunda-feira, mas eu fiquei sabendo do mutirão que teria aqui na Escola e avisei. Aproveitamos a chance e conseguimos que ela fizesse o tratamento que estava precisando nos dentes. Ficamos muito felizes de ver isso aqui, tudo muito organizado. Espero que outras pessoas também possam ter acesso”, vibrou. 

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …