recife-cobra-o-envio-de-novas-doses-de-coronavac-por-parte-do-ministerio-da-saude

Recife cobra o envio de novas doses de Coronavac por parte do Ministério da Saúde

Por falta de envio de imunizante por parte do Governo Federal, Recife suspende vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. (Foto: Ikamahã/SESAU)

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura do Recife enviou um ofício para o Ministério da Saúde (MS) cobrando o envio de novas doses de Coronavac para a capital pernambucana. Após o MS não enviar novas remessas do imunizante que protege contra a covid-19, a cidade precisou suspender, a partir de hoje, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos, visto que essa é a única vacina permitida para essas faixas etárias. 

Com a falta de perspectiva por parte do Ministério da Saúde em enviar novas remessas da vacina, outros municípios do país, a exemplo do Rio de Janeiro, também precisaram suspender a vacinação de crianças nos últimos dias. As últimas doses de Coronavac que constavam no estoque da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal foram utilizadas no domingo (6). 

Em setembro, com o estoque da vacina baixo e sem previsão para normalização da distribuição para os estados e municípios, a Sesau restringiu os locais de vacinação deste público para locais específicos, para evitar perdas das vacinas que estavam em estoque. 

Até o momento, 10.752 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19 – o que representa 24,91% de cobertura vacinal. Desse total, 3.425 (7,94%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.

QUARTA DOSE – No ofício enviado ao Ministério da Saúde, a Prefeitura do Recife também cobrou o envio de novas doses dos imunizantes para serem usadas na aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) nas pessoas abaixo de 40 anos que já receberam a primeira dose adicional (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …