Moradores do Recife podem contar agora com uma unidade de referência para coleta de exames de casos suspeitos da varíola causada pelo vírus monkeypox. O serviço, que está disponível desde a segunda-feira (12) vai funcionar na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para ter acesso aos exames, será necessário realizar agendamento no site ou aplicativo Conecta Recife, clicando na aba Vamos Testar.
Para realizar a coleta, o usuário deverá apresentar, no dia e horas marcados para o exame, um encaminhamento com a solicitação do exame assinado e carimbado por um profissional de saúde de nível superior. Além disso, também será necessário levar um comprovante de residência no Recife e documento de identificação com foto.
Podem realizar o teste pessoas de todas as idades e que apresentarem um ou mais dos seguintes sintomas: início repentino de lesões em mucosas; erupção cutânea única ou diversas em qualquer parte do corpo (rosto, dentro da boca, braços, pernas, peito, genitais ou ânus); dor no ânus, sangramento; inchaço no pênis. Essas questões podem ainda estar associadas a outros sinais e sintomas, como forte dor de cabeça, caroço em região do pescoço e da virilha, dores nas costas, dores musculares, falta de energia e calafrios.
O exame é feito por um swab (espécie de cotonete) que coleta secreção diretamente das lesões do paciente e/ou colhe as crostas das erupções cutâneas. As amostras são encaminhadas ao Lacen, podem ser analisados por laboratório de referência fora do Estado e o resultado leva cerca de 15 dias para ficar pronto.
Em caso de aparecimento de algum sintoma sugestivo de infecção por monkeypox é imprescindível que o indivíduo inicie isolamento e busque atendimento na unidade de saúde mais próxima. A partir disso, a pessoa receberá orientação quanto às condutas necessárias para os cuidados e acompanhamento da doença e evitar sua transmissão.
Veja também
Saúde Violência contra mulherCovid-19: governo simplifica medidas para entrada de viajantes no país
Homem é preso suspeito de agredir gravemente a ex-companheira em Olinda; mulher está internada no HR