Os motoristas do Conorte participaram, nesta quinta-feira (16), de uma ação para alertar sobre a importância de dormir bem.
A iniciativa faz alusão à Semana do Sono e foi realizada no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Além dos profissionais, os passageiros e transeuntes também participaram.
Na ação, foram entregues cartilhas sobre o sono, além da divulgação de dicas de como dormir melhor e a importância de ter uma boa noite de descanso.
Em um quarto montado com cama, abajur, mesa de cabeceira, despertador e travesseiros, os motoristas tiveram a qualidade do repouso avaliada pela fisioterapeuta Lidiane Santana.
“Uma das consequências mais importantes da má qualidade de sono é a sonolência diurna excessiva. Estar embriagado por sono pode ser mais danoso que a embriaguez alcoólica”, afirmou a fisioterapeuta.
Num primeiro momento, a especialista identificou os maus hábitos praticados pelos profissionais e que atrapalham o sono.
“Tudo que acontece no nosso corpo é regulado quando a gente dorme. Quando a gente fala que sono é saúde não é excesso, é verdade absoluta. A gente regula hormônio enquanto dorme, limpa o cérebro e possibilita que ele tenha as capacidades de memória, de atenção, de aprendizagem. A gente prepara o nosso corpo e vive mais e melhor quando a gente dorme bem”, alertou a especialista.
O trabalho com a equipe do Consórcio será desenvolvido durante quatro meses. Além das palestras e dinâmicas, os motoristas também passarão por monitoramento por exame de polissonografia. “Os motoristas que apresentarem sintomas como dificuldade respiratória durante o sono, presença de ronco e apneia, iremos realizar o exame para termos mais clareza no diagnóstico de doenças como insônia, bruxismo, entre outras”, destacou a fisioterapeuta.
Além dos trabalhos desenvolvidos com relação ao sono, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar que atenderá os profissionais.
“A gente vai ter atividades com educador físico, com a fono, com a dentista, com o próprio médico que vai estar encabeçando enquanto Conorte. Paralelo a isso, aqueles que precisam de acompanhamento, diagnóstico, tratamento, vão ser convidados a serem melhor assistidos. Essa é a proposta com relação aos motoristas”, reiterou Lidiane.
Importância para os motoristas
O motorista Gentil Serafim da Silva atuou como motorista de ônibus por 14 anos e há 2 anos exerce a função de instrutor. Para ele, é de suma importância para a profissão ações como a realizada pelo Conorte.
“Com uma boa noite de sono, a gente consegue ter um excelente resultado no nosso trabalho. Como a gente está dirigindo e transportando vidas, é de suma importância que tenhamos uma boa noite de sono, um bom descanso, para que a gente possa desempenhar a função com excelência”, disse Gentil.
Motorista de ônibus há 21 anos, Mychell Rodrigues Silva, também marcou presença na ação. Ele relatou que vai levar os ensinamentos do projeto para o seu dia a dia.
“Essa ação é muito boa para a gente que é motorista para melhorarmos o nosso comportamento de dormir. Às vezes a gente chega em casa estressado, e a alimentação influencia. Eles nos passaram várias orientações para que a gente tenha no mínimo 7 a 8 horas de sono, porque o nosso serviço é bastante estressante”, pontuou.
Veja também
Folha Pet AposentadoriaEspanha aprova lei contra maus-tratos aos animais
Espanha aprova reforma da Previdência e diz que França demorou para fazer o mesmo