O PTB oficializou a candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. O político é presidente de honra do partido e teve seu nome escolhido por unanimidade, nesta segunda-feira, em Brasília.
Roberto Jefferson não participou da convenção, já que ele está em prisão domiciliar por determinação judicial, acusado de tumultuar o processo eleitoral, proferir discursos de ódio e atacar instituições democráticas. Também não foi revelado o nome do candidato à vice-presidência na chapa.
Advogado nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Roberto Jefferson tem 69 anos e circula há décadas na política nacional.
Seu primeiro mandato como deputado federal foi em 1983 e depois disso emendou seis mandatos consecutivos. Roberto Jeferson foi cassado após confessar participação no esquema do mensalão. Ficou conhecido nacionalmente por denunciar o esquema de compra de votos, escândalo do qual também participou. Foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em agosto de 2021, Roberto Jefferson teve prisão preventiva decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes por ataques às instituições em redes sociais.
Em janeiro deste ano, por questões de saúde, passou a cumprir prisão domiciliar.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil