A Fundação Dom Cabral (FDC) e o Instituto SAB lançaram a segunda edição do BASIS, uma trilha de capacitação desenvolvida para dar suporte e orientação técnica a iniciativas da sociedade civil que promovem ações que impactam a vida dos brasileiros. Nesta edição, 12 iniciativas que atuam no Nordeste foram selecionadas, incluindo projetos pernambucanos dos municípios do Recife, Olinda e Pesqueira.
As iniciativas têm o desafio de promover saúde e qualidade de vida para comunidades carentes da região e foram selecionadas através de um edital iniciado finalizado em 26 de agosto. Após cumprimento dos requisitos previstos no edital, a seleção foi realizada por profissionais da FDC e do Instituto SAB.
Foram escolhidos os seguintes projetos: Abrace uma Borboleta; Centro Médico Integrativo – Casa de Cura Caraíva; Coletivo Mulheres Periféricas e LGBTQIA ; Giro Preventivo – Associação das Favelas de Sergipe (CUFA); Grupo de Apoio à Criança com Câncer; Lar Esperança de Vida Luiz de Oliveira Neves Pesqueira; Melhoria da Assistência no Serviço de Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; Mulheres em Crescimento; Nosso Negócio é a Cura – Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva; Primeiros Socorros para Todos; Projeto Arroz com Feijão, e Mais Água.
Todos participam de uma trilha de capacitação durante 8 meses em formato misto – on-line e presencial. Para garantir o acesso e cumprimento da carga horário estabelecida, o Instituto SAB doará um notebook para cada projeto. As aulas começaram no início de novembro no formato on-line. No final do mês, o grupo participará de um workshop, que será realizado em Salvador, na Bahia.
Desenvolvida pela Fundação Dom Cabral, especializada em gerir negócios e capacitar pessoas, a metodologia será aplicada em diferentes áreas com objetivo de estruturar e reestruturar os projetos. “Após um diagnóstico personalizado, ofereceremos a cada iniciativa todo o suporte necessário para o desenvolvimento e ampliação do projeto. Estruturar de maneira sólida e eficaz ampliando seu poder de atuação é nosso objetivo”, destacou o coordenador do projeto, professor Márcio Rabelo.
A trilha de capacitação atua de forma efetiva em áreas para o desenvolvimento de qualquer negócio ou iniciativa. Amparo jurídico, suporte na de gestão de pessoas, orientações nas áreas de comunicação e marketing e estratégias para a viabilização financeira dos projetos serão alguns pontos abordados durante todo o processo.
“A saúde é um grande desafio em todo Brasil, mas na região nordeste isso é mais evidente e preocupante. Programas sociais ajudam a diminuir essa desigualdade e estruturar esses projetos aumentando positivamente seus impactos é necessário e exige expertise e seriedade”, afirmou Áurea Barros, superintendente do
Instituto SAB.
BASIS
O BASIS nasceu da parceria entre as duas entidades e teve sua primeira edição em
2021, quando capacitou 12 projetos na região sudeste do país. Ele é resultado de estudos que indicam que muitas iniciativas sociais não conseguem sobreviver ou desenvolver todo o seu potencial por questões organizacionais, gerenciais e por carências na área da tecnologia.
Veja também
Polônia RodoviasBiden e Duda vão definir ‘próximos passos’ após explosões na Polônia
Volta para casa no feriado da Proclamação da República é de trânsito lento no acesso ao Recife