O Projeto “Roda-Hans – Carreta da Saúde” chegou ao município do Ipojuca. Desde essa segunda (07), até o próximo dia 11, o veículo que é equipado para funcionar como uma unidade de saúde itinerante, ficará na Praça Epaminondas Correia Lima, com o objetivo de realizar avaliações dermato neurológicas e conscientizar a população sobre a hanseníase (doença infecciosa crônica que causa lesões de pele e danos aos nervos). A ação é idealizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW, e conta com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde.
“É com muita felicidade que recebemos esses parceiros. O diagnóstico precoce permite o tratamento da doença e, por isso, estamos sempre buscando fortalecer ações e campanhas de prevenção”, afirmou a secretária de Saúde do município, Manúcia Medeiros. A carreta conta com consultórios, onde acontece o atendimento aos pacientes que apresentam lesões de pele. Além disso, também dispõe de um laboratório para realização de exame de baciloscopia – que confirma o diagnóstico da hanseníase.
O atendimento à população durante esses dias é realizado por demanda espontânea, das 9h às 15hrs, pelos profissionais da rede municipal de Saúde, sob supervisão de especialistas. O projeto também inclui capacitações teóricas e práticas sobre o diagnóstico e manejo clínico da hanseníase, para qualificar os profissionais do município quanto ao tratamento e acompanhamento dos pacientes portadores desta doença.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.