projeto-educaocean-debate-as-consequencias-do-vazamento-de-oleo-em-simposio,-na-ufpe

Projeto EducaOcean debate as consequências do vazamento de óleo em simpósio, na UFPE

O projeto EducaOcean promove o 1° Simpósio de Oceanografia Socioambiental, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre 27 de junho e 1º de julho. O evento, que terá o tema “O ambiente marinho pede socorro: o que mudou após o derrame do óleo?”, acontece no auditório do Niate CFCH/CCSA, dentro da UFPE.

O projeto está ligado ao departamento de Oceanografia da universidade, e tem o objetivo de debater as consequências deixadas após quase três anos do derramamento de óleo que impactou todo o litoral nordestino, com foco nos contextos sociais.

A programação, que conta com sessões de debates e minicursos sobre diversos temas relacionados ao impacto do derramamento de óleo, acontecerá entre às 8h até 15h30, durante os cinco dias do evento.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de junho pelo site. Estudantes de Ensino Médio podem se inscrever gratuitamente, mediante comprovação. Os participantes inscritos receberão um certificado de 30 horas.

A Oceanografia Socioambiental é um campo de estudo de ação política, que leva em consideração a relação da sociedade com o meio ambiente. A área atua com base nos conhecimentos das lutas socioambientais, e age em benefício da ampliação de direitos e da democratização do manejo sustentável da terra e do mar.

“É necessário fazer uma reflexão sobre os efeitos crônicos do acidente e trazer temas de relevância ambiental e social que permeiam essa problemática. É necessário gerar uma troca de conhecimentos entre pesquisadores e a comunidade em geral, através de divulgação de pesquisas e estudos relacionados ao impacto gerado por um dos maiores desastres ambientais recentes no Brasil”, afirma Antônio Vicente, Professor do Departamento de Oceanografia da UFPE e coordenador do EducaOcean.

O EducaOcean é um projeto de extensão do curso de Oceanografia da UFPE, que propõe, a partir da educação ambiental sobre oceanografia, um diálogo mais próximo entre os membros da comunidade universitária e da comunidade local.

SERVIÇO


1° Simpósio de Oceanografia Socioambiental


Data:
27 de junho a 1º de julho de 2022


Local: Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária. Auditório do Niate CFCH/CCSA.


Instagram: @educaocean


 

Veja também



About Folha de Pernambuco

Veja também

roberta-soares-na-final-do-premio-urbana-de-jornalismo

Roberta Soares na final do Prêmio Urbana de Jornalismo

O Podcast RotaViva é um dos finalistas da 18ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo, …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: