O Programa Moto Amiga participou de uma ação educativa de trânsito, nesta quarta-feira (27), quando se comemora o Dia do Motociclista. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou uma operação de blitz educativa com o intuito de sensibilizar os condutores de motocicletas a respeito da necessidade de evitar fatores de riscos.
Na ocasião, os motociclistas foram abordados e informados sobre o estado de manutenção dos veículos, excesso de velocidade, uso correto do capacete e pilotagem sob efeito de álcool.
Também foi lançado o relatório de Segurança Viária Recife 2021 Motociclistas. O documento indica que 81% dos sinistros com vítimas feridas envolveram motociclistas. Em 2021, houve um aumento de 5% neste número, o que representa 25% das vítimas fatais em 2021. O relatório também mostra uma redução de 39% no número de motociclistas mortos no trânsito entre 2020 e 2021.
A operação contou ainda com representantes do Samu Metropolitano, Operação Lei Seca, Detran, Abraciclo e Sindicato de Seguradoras (Sincor PE).
Sem fins lucrativos, o Programa Moto Amiga, desenvolvido pelas concessionárias Honda, atua nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas com objetivo de conscientizar os usuários a respeitar as leis de trânsito, fazer uso correto dos equipamentos de proteção, e a pilotar de forma defensiva. Uma das ações do programa é a realização, em parceria com o Detran, de cursos de Pilotagem Defensiva.
Veja também
Rio de Janeiro Arábia Morre motorista de carro que explodiu enquanto era abastecido em posto no Rio
Príncipe herdeiro saudita revela planos da megalópole futurista NEOM