programa-do-governo-quer-ampliar-acesso-a-agua-potavel-para-indigenas

Programa do governo quer ampliar acesso à água potável para indígenas

Programa lançado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10) prevê ampliar o acesso à água potável em terras indígenas.

A meta é aumentar dos atuais 45% para 78% o total da população indígena nas aldeias com água potável nos próximos 4 anos.

O Programa Nacional de Acesso à Água Potável em Terras Indígenas pretende implantar ou reformar sistemas de abastecimento de água em 55% das mais de 6,5 mil aldeias no Brasil que não têm acesso à água potável. 

A diretora do Departamento de Determinantes Ambientais para a Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Elisangela Menezes, argumentou que a falta de água potável é um dos grandes problemas da saúde indígena hoje no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 419 mil dos 700 mil indígenas que vivem em aldeias não têm acesso a água potável. O Coordenador-Geral do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, cacique Eliverton do Nascimento, destacou que essa é uma demanda urgente de muitos povos indígenas. 

O Programa Nacional de Acesso à Água Potável em Terras Indígenas prevê ainda o controle da qualidade das águas e atividades educativas e de capacitação dos indígenas para manutenção dos sistemas de abastecimento.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Britânica tenta reaver R$ 5,5 milhões após cair em golpe de namorado que fingiu ser espião

Legenda da foto, Carolyn Woods diz que foi persuadida a emprestar sua poupança ao golpista …