Na busca por aprimorar os conhecimentos de seus servidores, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (12), um dos módulos do curso de “Apoio Matricial de Atenção Primária para os Profissionais do NASF e USF”. Realizado no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, a iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco e tem como finalidade capacitar os interessados em atualizar o conhecimento na Atenção Primária à Saúde.
Com carga horária de 40 horas – autoinstrucional, o curso é desenvolvido em 4 módulos e conta com a participação de 32 profissionais da Saúde de diferentes áreas, como enfermeiros, médicos e odontólogos. Para a secretária de Saúde do município, Manúcia Medeiros, “essas capacitações são muito enriquecedoras para atualizar nossos servidores e melhorar o atendimento final à população.” A qualificação é uma troca de informações e contempla os profissionais que atendem diretamente aos pacientes, visto que, para a área da saúde existe uma demanda muito grande e diversa, e é preciso que esses profissionais estejam preparados e atualizados para melhor atender e orientar a população.
De acordo com Allyne Agostinho, médica da USF 6 em Maracaípe, e uma das participantes do curso, “a formação é sempre necessária, porque as necessidades estão sempre em constante evolução. Ter o contato com um apoio de multiprofissionais é de extrema importância, pois você obtém pluralidade de olhares, saberes e experiências, fortalecendo a equipe de trabalho”, disse. Segundo Adriana Regueira, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1), “com o passar do tempo, os profissionais acabam perdendo a essência desse trabalho matricial, em razão disso, essas capacitações são fundamentais para recuperar esse lado”, afirmou a coordenadora, enfatizando a relevância de desenvolver essas ações.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca