O Procon de Jaboatão dos Guararapes notificou as lojas do Bob’s do Shopping Guararapes e da Burger King de Piedade, na manhã desta terça-feira (3), por comercializarem produtos sem o prometido nas propagandas de divulgação. As duas marcas confessaram comercializar sanduíches de costela sem utilizar esse tipo de corte da carne.
Equipes do órgão estiveram nos estabelecimentos e não encontraram comprovações de que o blend seja composto pelo insumo.
De acordo com o Procon-Jaboatão, as rede de fast-food têm o prazo de 30 dias para comprovar a real composição dos sanduíches. Com isso, fica determinada a retirada imediata de cada produto dos cardápios nas lojas do shopping e lojas externas.
Essa não é a primeira ação do Procon de Jaboatão contra lanchonetes no município. Na última semana, o McDonald’s também foi notificado pela comercialização de uma linha de hambúrgueres sabor picanha, que não utilizava o corte em sua composição. Também na última semana, a empresa confirmou, após duras críticas, que o produto não contém picanha na composição do blend da carne.
Em nota, a rede de fast-food disse que a campanha busca “proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco”, e traz “a novidade do exclusivo molho sabor picanha”.
De acordo com o superintendente do Procon, José Rangel, a ampla divulgação e comercialização de um produto que é inexistente na tabela nutricional de um lanche é considerado como propaganda enganosa.
“Esse tipo de prática induz o consumidor ao erro, prometendo algo que na verdade não existe. Ao trazer uma informação falsa do que está sendo comercializado, a empresa comete o crime de propaganda enganosa”, explicou.
Veja também
Saúde Fast foodCovid-19: Brasil registra 21.432 novos casos e 92 mortes
Após denúncia, Burger King muda nome do Whooper Costela