priscila-senna-e-raphaela-santos-unem-forcas-do-brega-para-promover-o-manual-de-como-nao-ser-um-babaca-no-carnaval

Priscila Senna e Raphaela Santos unem forças do Brega para promover o Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval

Cantoras estrelam campanha pelo fim da violência contra a mulher no Carnaval 2024, que conta ainda com a atriz Ademara em um clima praiano e de folia (Foto: Lara Valença)

 O brega, Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife dá o tom da sétima edição da campanha Como Não Ser um Bacaca no Carnaval 2024, que este ano vem com o tema “Respeita elas no Maior Carnaval em Linha Reta e na vida”. Para embalar as turistas e recifenses, principalmente,  dar o recado aos foliões, as musas do brega pernambucano Priscila Senna e Raphaela Santos se juntam em um feat especial com a música “Depois do Não”. E, depois do não, tudo é assédio.  

Nesta edição, a campanha educativa contra assédio e importunação sexual no Carnaval foi realizada no famoso Buraco da Véia, na praia de Brasília Teimosa, um lugar de resistência e lazer dos recifenses. A campanha orienta com exemplos sobre importunação e assédio contra a mulher, ambos considerados crimes, incluídos pela  Lei nº 13.718 e pela Lei nº 10.224, respectivamente. O filme conta também com a participação e irreverência da jornalista e atriz Ademara.

Além do vídeo, o manual vai ser apoiado por ações on line, além de distribuição de cartilha de bolso nos polos momescos. No material impresso, além das dicas, o material traz também importante conteúdo sobre onde e quando as mulheres devem pedir ajuda. Seja para casos de acolhimento e orientação, bem como em risco de perigo iminente.

Como pedir ajuda no Carnaval 2024

Além do manual, a Secretaria da Mulher do Recife terá um stand na Praça do Arsenal, da quarta (7) até a terça-feira(13), funcionando das 16h à 02h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao atendimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos. 

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, WHATSAPP (81.99488-6138) vai funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no stand, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar no polo Ibura, das 18h às 24h.

Nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria vão realizar ações de prevenção reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …