No primeiro dia da ação realizada pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), que busca aumentar a cobertura vacinal do sarampo e influenza, a movimentação no shopping Boa Vista foi tranquila e ordenada. No local, a vacinação acontece durante todos os dias da semana, das 9h às 17h.
A imunização contra o sarampo está sendo realizada para o grupo prioritário de crianças entre 6 meses e 5 anos e trabalhadores de saúde. Para a vacina da gripe, os contemplados são os idosos, profissionais das redes públicas e privadas de saúde, professores, gestantes puérperas e pessoas com comorbidades.
No shopping Boa Vista, a enfermeira Noedja Laureano, de 30 anos, resolvia algumas pendências no local quando se deparou com a ação. “Eu ia tomar as vacinas amanhã, na minha Unidade de Saúde, mas passei, vi e resolvi adiantar. Foi muito rápido, não precisa nem agendar, só entra, mostra o documento e toma”, afirmou.
“Todo ano tem campanha e, no ano passado, como eu tinha tomado a minha em maio, resolvi voltar agora com um ano completo. É muito importante e eu não lembro qual foi a última vez que eu adoeci, faz muito tempo que eu não pego uma gripe de ficar com febre, e eu atribuo isso às vacinas”, completou a enfermeira.
Por fazer parte do grupo prioritário para ambos os imunizantes, Noedja resolveu tomar as duas vacinas de uma vez. O aposentado Élio Lira de Oliveira, de 63 anos, por outro lado, só faz parte do grupo prioritário da vacina contra a gripe e também resolveu receber logo o seu imunizante.
“Eu ia passando, vi o nome ‘vacinação’ e achei que era a quarta dose da Covid-19, então cheguei aqui e tomei a vacina da gripe. Se tivesse agendamento, eu não ia conseguir tomar, eu me sinto tranquilo e aliviado com mais uma etapa cumprida”, contou ele.
As campanhas nacionais dos imunização seguem até o dia 3 de junho e, segundo a Sesau, a cobertura vacinal da gripe no Recife está em 23,29%, enquanto a de sarampo conta com 24,91%.
Veja também
Chuvas Diz ApacÓrgãos de trânsito alertam para pontos de alagamento com a chuva; confira locais
Chuva na RMR deve ficar menor pela manhã e se concentrar à tarde e à noite nesta terça