prefeitura-realiza-acoes-especiais-na-campanha-do-outubro-rosa-em-vitoria

Prefeitura realiza ações especiais na campanha do Outubro Rosa em Vitória

Prefeitura realiza ações especiais na campanha do Outubro Rosa em Vitória

Prefeitura realiza ações especiais na campanha do Outubro Rosa em Vitória

Publicado em: quarta-feira, outubro 13th, 2021

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, juntamente com a Secretaria de Saúde e Bem-Estar e a Coordenação da Saúde da Mulher, iniciaram na manhã desta segunda-feira (13/10) a programação das ações voltadas para prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa, na Unidade Básica de Saúde localizada no bairro do Maués.

Com o tema ‘Se Toca’ (em referência ao autoexame) foram ofertados serviços como mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Para realizar o exame, é necessário estar com um documento oficial com foto, cartão SUS e Xerox de ambos. Os resultados dos exames serão encaminhados para Secretaria de Saúde e Bem-Estar, e serão contactados para entrega aos pacientes. Caso seja identificado algum se caso suspeito nos exames, a paciente será encaminhada para o médico da especialidade.

“Com esse serviço de mamografia elas vão poder fazer a prevenção e isso é muito importante para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficiente. Nossas Unidades Básicas de Saúde também estão fortificando a prevenção ao câncer de mama, através de ações e muito diálogo”, destacou Bruna Dornelas, secretária de saúde do município.

Além disso, durante o Se Toque, as mulheres puderam contar com a palestra sobre câncer de mama e câncer do colo do útero, palestra com nutricionista sobre alimentação voltada à prevenção do câncer, palestra sobre violência contra a mulher, serviço de auriculoterapia; emissão do cartão SUS, programas de beleza, teste rápido para algumas doenças, ponto de vacinação com atualização da caderneta da criança. E a tarde, a partir das 16h, Aulão do Movimenta Vitória. A programação continua nesta quinta (14/10) no bairro do Lídia Queiroz, das 8h às 14h.

“Estamos felizes que as mulheres compareceram e não só as que residem aqui no bairro do Maués, mais também da localidade vizinha. Isso nos deixa bastante motivada para trabalhar para a população. Será um mês voltado para a prevenção do câncer de mama e de muito serviço prestado para as mulheres da nossa cidade”, disse Carolina Mesquita, Coordenadora da Saúde da Mulher.

O prefeito Paulo Roberto destacou a importância dessa luta na prevenção do câncer de mama. “Por isso, não estamos medindo esforços também para que as mulheres da nossa cidade tenham acesso aos serviços que estão sendo ofertados durante essa programação. E que não só apenas no mês de Outubro que fiquemos em alerta para prevenir durante o ano inteiro”, concluiu o prefeito.

About Redação

Check Also

secretaria-de-saude-e-bem-estar-promove-treinamento-para-melhorar-o-atendimento-dos-socorristas-em-vitoria

Secretaria de Saúde e Bem-Estar promove treinamento para melhorar o atendimento dos socorristas em Vitória

Secretaria de Saúde e Bem-Estar promove treinamento para melhorar o atendimento dos socorristas em Vitória …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: