prefeitura-ouve-moradores-do-morro-da-conceicao-para-definir-intervencao-em-escadaria

Prefeitura ouve moradores do Morro da Conceição para definir intervenção em escadaria

Oficina de cocriação contou com a participação do artista plástico Leopoldo Nóbrega e teve o objetivo de definir, junto com a população, os temas que serão retratados no novo mosaico. (Foto: Uenni/PCR)

A Prefeitura do Recife reuniu moradores do Morro da Conceição, nesta quarta-feira (4), para ouvir sugestões sobre o projeto de requalificação da escadaria Ladeira Apique, que ganhará um novo mosaico. A oficina de cocriação foi realizada pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), em parceria com o artista plástico Leopoldo Nóbrega, atual criador da alegoria gigante do Galo da Madrugada, e aconteceu no Conselho de Moradores do Morro da Conceição. O objetivo foi definir, junto com a população, os temas a serem retratados no novo mosaico, que deve ficar pronto até dezembro.

“Tivemos um momento muito rico de troca e de construção coletiva para criar o novo mosaico da escadaria Ladeira Apique, que vai ser um cartão-postal do Morro da Conceição, com a identidade da comunidade e feito com a participação dos moradores. A intervenção se conectará com outros equipamentos públicos, como as três escolas públicas que funcionam no Morro”, explica a secretária executiva de Inovação Urbana do Recife, Flaviana Gomes.

A gestora acrescenta que a oficina de produção, próxima etapa do processo, será uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, conhecer técnicas e processos criativos para o desenvolvimento e execução da intervenção. A atividade acontece nos dias 10 e 11 de outubro e na semana de 16 a 20 de outubro, no Atelier Arte Plenna, situado na Rua Almirante Noronha de Carvalho, 225, Ponto de Parada.

A moradora Vilma de Souza Filha sugeriu a inclusão de Zé Neguinho do Coco, conhecido artista do bairro. “Ele cantava sempre por aqui para alegrar as festas e era conhecido por todo mundo. Também gostaria de incluir o Padre Reginaldo Veloso”, propôs. Entre os outros temas sugeridos pelos participantes da oficina estão a torre da igreja, a santa, o cantor João do Morro, a cabidela do Bar da Geralda, o maracatu rural, as escolas de samba Galeria do Ritmo e Acadêmicos do Morro, as rezadeiras, as quadrilhas juninas, Iemanjá e equipamentos como o Cervac.

De acordo com o artista Leopoldo Nóbrega, que vai criar o novo mosaico, foi um momento para definir os temas de cada um dos 16 patamares da escadaria. “Fizemos uma ‘chuva de ideias’ para incorporar a memória e as referências dos moradores. O trabalho continua nas próximas semanas, com a realização das oficinas voltadas para a produção das peças”, aponta.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …